A caravana do Sitraemg fez a diferença nos atos realizados em Brasília, em 4 de fevereiro, dia de mobilização nacional.
Pela manhã o sindicato participou do ato junto com outras entidades de base, no Anexo II da Câmara dos Deputados, pela derrubada do Veto nº 45/2025.
O veto parcial do governo federal aos dispositivos que previam reajustes de 8% em 1º de julho de 2027 e 1º de julho de 2028, conforme previsto na Lei nº 15.293/2025, faz com que apenas a parcela de 8% em julho de 2026 vigore.
A coordenadora Joana D’arc Guimarães destacou que a recomposição é direito dos trabalhadores do Judiciário Federal. “Temos um plano de Carreira protocolado no Supremo Tribunal Federal, desde dezembro de 2022, e ainda sem resposta. Por isso, hoje, pedimos o apoio dos parlamentares para a derrubada do Veto 45/2025. Precisamos de reajuste, pois, a inflação consumiu o nosso salário”, afirmou.
O filiado Gerson Appenzeller (Chico Bento) participou do ato e defendeu que, ao derrubar o Veto, o Congresso Nacional dará uma prova relevante da independência entre os três poderes e de “respeito aos servidores públicos que se esforçam para dar o melhor para a população”.
Reestruturação das carreiras é urgente
À tarde foi realizado ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), pela reestruturação da carreira dos servidores e servidoras do PJU.
O coordenador Enilson Fonseca afirmou, na capital federal, que o Sitraemg contratou um estudo com o jurista Lênio Streck para comprovar a viabilidade econômica da reestruturação. “Mostraremos, com argumentos sólidos, que a nossa reivindicação de reestruturação é possível e faz todo o sentido”, afirmou.
A coordenadora Marjory Sousa destacou que a reestruturação atende a todas as carreiras. “A gente espera que o STF envie o seu projeto de restruturação para a provação pelo Congresso Nacional e lembra que o Legislativo já enviou e o Tribunal de Contas da União (TCU) também. Fachin, todos os servidores do PJU aguardam o seu encaminhamento do projeto de reestruturação!”, defendeu.
O coordenador, David Landau ressaltou, em Brasília, a importância das duas pautas apresentadas pelos servidores. “Uma coisa não exclui a outra, vamos juntos pela derrubada do Veto e pela reestruturação das carreiras”, explicou.
O dirigente também chamou a atenção para a importância da unidade entre técnicos e analistas para conquistar respeito e valorização. “Quem está há mais tempo no movimento sindical sabe a força que a categoria tem quando está unida”, observou.
A coordenadora do Sitraemg Gabriela Ahnert também participou da mobilização.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg





