A coordenadora de Relações de Trabalho e Saúde do SITRAEMG, Débora Melo Mansur, esteve reunida na tarde de hoje, 3, juntamente com a Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-MG, com a presidente deste Órgão, a desembargadora Deoclécia Amorelli Dias, ocasião em que o Tribunal assinou o Termo de Adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública, o A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente. O objetivo do Sindicato no encontro foi solicitar daquela Presidência especial atenção a um dos eixos temáticos do programa A3P: Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho.
No pedido que a sindicalista deixou com a desembargadora, por meio de uma carta, é solicitada a esta e a seu staff, que o Sindicato faça uma apresentação dos resultados de pesquisa realizada em todo o Judiciário Federal do Rio Grande do Sul (RS) sobre o impacto do PJe na saúde dos servidores. De acordo com Mansur, o objetivo dessa apresentação é trazer dados que contribuam para a implantação desta nova forma de trabalho sem ocasionar prejuízos à saúde dos trabalhadores. A coordenadora ressalta, ainda, a grande importância de se preservar o “meio ambiente do trabalho” para que as tarefas sejam executadas com mais eficácia e sem trazer prejuízos ao bem-estar dos servidores. Ao receber a carta, a presidente do TRT agradeceu e ficou de dar um retorno ao Sindicato.
O SITRAEMG lembra que esse estudo, feito com os servidores do RS, vem sendo apresentado nos encontros regionais realizados pela entidade. Nesses eventos (Triângulo Mineiro e Sul de Minas já contemplados), muitos servidores deram exemplos de seus próprios locais de trabalho.
A3P
A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P – é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais; que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo; até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.
IA-QVT
A coordenadora sindical Débora Melo Mansur, participa, também nesta da tarde, a partir das 17h, no auditório do TRT (Getúlio Vargas) da apresentação do diagnóstico obtido através da participação dos servidores na pesquisa de Inventário de Avaliação sobre Qualidade de Vida (IA_QVT). Na oportunidade serão apresentadas pelo Tribunal as próximas ações acerca do tema (aguarde novas informações).