TRT assina Termo de Adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública e Sindicato pede atenção especial aos cuidados com a qualidade de vida no trabalho

Compartilhe

A coordenadora de Relações de Trabalho e Saúde do SITRAEMG, Débora Melo Mansur, esteve reunida na tarde de hoje, 3, juntamente com a Comissão de Responsabilidade Socioambiental do TRT-MG, com a presidente deste Órgão, a desembargadora Deoclécia Amorelli Dias, ocasião em que o Tribunal assinou o Termo de Adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública, o A3P, programa do Ministério do Meio Ambiente.  O objetivo do Sindicato no encontro foi solicitar daquela Presidência especial atenção a um dos eixos temáticos do programa A3P: Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho.

No pedido que a sindicalista deixou com a desembargadora, por meio de uma carta, é solicitada a esta e a seu staff, que o Sindicato faça uma apresentação dos resultados de pesquisa realizada em todo o Judiciário Federal do Rio Grande do Sul (RS) sobre o impacto do PJe na saúde dos servidores. De acordo com Mansur, o objetivo dessa apresentação é trazer dados que contribuam para a implantação desta nova forma de trabalho sem ocasionar prejuízos à saúde dos trabalhadores. A coordenadora ressalta, ainda, a grande importância de se preservar o “meio ambiente do trabalho” para que as tarefas sejam executadas com mais eficácia e sem trazer prejuízos ao bem-estar dos servidores.  Ao receber a carta, a presidente do TRT agradeceu e ficou de dar um retorno ao Sindicato.

O SITRAEMG lembra que esse estudo, feito com os servidores do RS, vem sendo apresentado nos encontros regionais realizados pela entidade. Nesses eventos (Triângulo Mineiro e Sul de Minas já contemplados), muitos servidores deram exemplos de seus próprios locais de trabalho.

A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P – é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo. A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais; que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo; até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

IA-QVT

A coordenadora sindical Débora Melo Mansur, participa, também nesta da tarde, a partir das 17h, no auditório do TRT (Getúlio Vargas) da apresentação do diagnóstico obtido através da participação dos servidores na pesquisa de Inventário de Avaliação sobre Qualidade de Vida (IA_QVT). Na oportunidade serão apresentadas pelo Tribunal as próximas ações acerca do tema (aguarde novas informações).

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags