TCU julga VPNI/GAE dos oficiais e denúncia dos 10 dias de folga da Magistratura hoje, 13/12, às 14h30. Assista!

Compartilhe

Dois processos de grande importância para os servidores do Judiciário Federal estão pautados para a sessão do Tribunal de Contas da União (TCU) desta quarta-feira, 13 de dezembro, às 14h30.

A representação 039.463/2023-0 questiona o pagamento cumulativo da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI) e da Gratificação de Atividade Externa (GAE) para os oficiais de justiça. O Sitraemg se posiciona contra a representação, pois entende que os oficiais de justiça fazem jus ao passivo e à gratificação.

A outra matéria pautada é medida cautelar do Ministério Público do TCU que questiona a constitucionalidade da concessão de 10 folgas mensais, ou o pagamento do valor correspondente em pecúnia, aos magistrados da Justiça de primeiro e de segundo graus. O benefício foi autorizado pela Resolução 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça. Segundo o CNJ, como forma de compensação pelo exercício e acumulação de funções administrativas e processuais extraordinárias.

O Sitraemg ingressou como amicus curiae no processo movido pelo MP/TCU. Além disso, já se posicionou contra a concessão do benefício e a denunciou amplamente à imprensa, pois entende que se trata de um privilégio e implicará um desvio gigantesco de verba do orçamento do Poder Judiciário para aumentar remuneração dos magistrados com a compensação de atividades que já são inerentes ao cargo que ocupam.

Para assistir à sessão do TCU, clique neste link: https://www.youtube.com/watch?v=OUGYvdaiSUY

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags