O Sitraemg tem audiência com a presidenta em exercício do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber. Na pauta, a recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário da União. O encontro vai acontecer de forma virtual, na quinta-feira (20).
A solicitação de audiência foi feita em 12 de janeiro, em ofício encaminhado pelo sindicato ao diretor-geral do STF, Edmundo dos Santos Filho, e à ministra Rosa Weber.
No ofício, o sindicato citou a destinação prevista de verba orçamentária que contempla apenas reajuste salarial aos servidores da Polícia Federal, em 2022.
“Na audiência queremos sensibilizar a cúpula do STF para a realidade dos servidores do Judiciário Federal. A inflação está corroendo o nosso poder de compra e a recomposição salarial é urgente”, diz o coordenador geral do Sitraemg Lourivaldo Antônio Duarte.
A última reposição salarial dos servidores do Poder Judiciário aconteceu em 2016. Entre 2016 e 2021, a inflação acumulada, medida pelo IPCA, está em torno de 30%. “Somente nos últimos 12 meses, perdemos mais de 10% do nosso salário para a alta dos preços”, pontua Lourivaldo.
Além da questão salarial, os diretores do Sitraemg levarão também pautas específicas já aprovadas pela categoria como nível superior dos técnicos, sobreposição de carreira e indenização de transporte dos oficiais de justiça.
Mobilização do funcionalismo
A audiência acontece em meio a mobilização dos servidores do Judiciário Federal que, junto a outras categorias do funcionalismo público, que buscam recomposição salarial.
O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) está indicando um calendário de mobilização do funcionalismo. A intenção é pressionar o governo federal para a abertura de negociações.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg