SITRAEMG visita Diretor-Geral do TRT-3 e conversa sobre greve e servidores

Compartilhe
O Diretor-Geral do TRT Guilherme Araújo (à esquerda) recebe as coordenadoras Lúcia Bernardes e Débora Mansur, acompanhado de seu assessor, André Mascarenhas (à esquerda) (Foto: Janaina Rochido)

O SITRAEMG esteve, na manhã desta segunda-feira, 17 de outubro, no Tribunal Regional do Trabalho – TRT, para reunir-se com o novo Diretor-Geral da casa, Guilherme Augusto de Araújo. O principal objetivo da reunião foi cumprimentá-lo e apresentar oficialmente a nova administração do Sindicato – para tal, estiveram presentes as coordenadoras Lúcia Maria Bernardes e Débora Melo Mansur. O Assessor-Chefe da Diretoria-Geral, André Luiz Morais Mascarenhas, também acompanhou a visita.

Além dos cumprimentos, Lúcia Bernardes aproveitou para informar ao Diretor-Geral sobre a atual situação do PCS da categoria, no momento parado na Comissão de Finanças e Tributação, a CFT. Ainda, a sindicalista falou a respeito da greve por tempo indeterminado que está para ser deflagrada a partir do dia 27, caso não haja um resultado positivo na sessão da CFT de 26 de outubro, que deve votar o PL 6613/2009. Ainda, a coordenadora destacou que o Sindicato está dando início à negociação com os tribunais para que não haja prejuízo à mobilização e tampouco à prestação jurisdicional, buscando a compensação do trabalho, não hora a hora, mas pelo serviço realizado. Débora Mansur complementou, dizendo que, neste momento, garantir a greve é garantir também outros direitos dos servidores públicos e impedir o sucateamento do judiciário federal brasileiro.

Os presentes também falaram sobre a liberação de servidores para eventos do Sindicato, como as caravanas a Brasília. Atualmente, o servidor que tira o dia de trabalho para esses casos precisa compensar o dia depois, mesmo estando liberado. O Diretor-Geral explicou que é possível pensar em alternativas, mas que o TRT vai, até então, aplicar o disposto nas leis e nas normas da casa.

Soluções para a VT de Formiga

Outro assunto tratado na reunião desta manhã, entre o Sindicato e o Diretor-Geral do TRT, Guilherme Augusto de Araújo, foi a situação da Vara do Trabalho de Formiga, onde os servidores estão padecendo com o excesso de processos. A cidade ganhou uma nova VT em setembro, mas, como a unidade ainda está em início de operações, ainda não chegou a aliviar a carga de trabalho da primeira vara.

Araújo disse que a questão já está sendo discutida no TRT e que já houve conversas com os juízes das duas VTs de Formiga a respeito. Ele adiantou que o número de servidores de cada uma das varas será adequado de acordo com a RA 153 e que também foi solicitado o envio de uma “força-tarefa” para auxiliar com o trabalho. A coordenadora Débora Mansur sugeriu um grupo permanente, multidisciplinar, para a realização de mutirões onde haja excesso de processos e que possa auxiliá-los em questões que não são apenas do âmbito jurídico, mas do trabalho em equipe. Por conseguinte, essas ações evitariam o desgaste dos servidores e a continuidade do processo de trabalho adequado após a saída desta equipe do local. A esse respeito, de acordo com o tribunal, já estão em andamento sugestões trazidas pelo AMPLA – Acompanhamento do Planejamento Estratégico – realizado em toda Minas Gerais ,para prevenir o acúmulo de trabalho.

Ao fim da reunião, Débora pediu também que haja espaço para parcerias entre o SITRAEMG e a administração do TRT, em questões que sejam de interesse tanto dos servidores quanto dos cidadãos que se beneficiam dos serviços da Justiça do Trabalho. Falou-se de “fóruns de discussões” e da “mediação” enquanto negociação no (e sobre) o trabalho, para que haja cada vez mais ganhos na qualidade de vida dos servidores, dentro e fora do ambiente laboral e maior qualidade na prestação jurisdicional – segundo a coordenadora do SITRAEMG, questões diretamente proporcionais.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags