Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg se reúne com gabinete do deputado Rogério Correia

Parlamentar preside a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, onde tramitará o PL 04/2024 que trata da criação de cargos e funções na Justiça Eleitoral
Compartilhe

A Direção do Sindicato iniciou a semana visitando o gabinete do deputado Rogério Correia (PT/MG) para pedir apoio para a aprovação de projetos de lei de interesse da categoria.

Na reunião o coordenador executivo do Sitraemg e da Fenajufe David Landau tratou mais detalhadamente do PL 04/2024, de autoria do Tribunal Superior Eleitoral, que prevê a criação de cargos e funções na Justiça Eleitoral. A matéria tramita na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara, que o deputado agora preside.

Graças à mobilização já feita pelo Sitraemg e pela Assejus, o PL foi aprovado pela Comissão de Administração e Serviço Público (Casp) da Câmara dos Deputados no dia 8 de abril.

O PL prevê a criação de 246 cargos para a Justiça Eleitoral em todo o País, sendo 23 para o TRE-MG: 8 de analista, 8 de técnico, 4 de CJ-3 e 11 de FC-6.

David Landau relatou que há casos de cartórios eleitorais, em Minas Gerais, em que não há nenhum servidor do quadro efetivo. Há, ainda, relatou o dirigente sindical, pressão para trocar designados por terceirizados agravando a precarização das condições de trabalho numa lógica que visa mais o lucro dos atravessadores do que a qualidade e confiabilidade do sistema eleitoral.

No gabinete, foi reafirmada a sensibilidade do parlamentar sobre a necessidade de aperfeiçoamento das carreiras para a permanência, continuidade e qualidade dos serviços eleitorais, “essenciais para manter a democracia”. Também foi explicitado o compromisso de Correia de reforçar a demanda do sindicato pela criação de cargos na Justiça Eleitoral, junto ao governo federal.

Pautas relevantes

Landau também pediu apoio do deputado Rogério Correia para a provação de outros projetos que tramitam na Câmara, como a PEC 06/24, que trata do fim da tributação de aposentados e pensionistas, e o PL 4303/24, que transforma cargos vagos de Técnico Judiciário em novos cargos de Analista no quadro permanente do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

David Landau também reforçou o pedido de apoio ao PL 3554/23, que garante livre estacionamento e parada aos veículos de oficiais de justiça em diligência.

O representante do Sitraemg reafirmou a urgência na aprovação do PL 514/2015, que cria cargos no TRT3 e que está parado na CFT desde 2016. “Com o número de processos aumentando, as equipes do TRT3 vivem, hoje, uma sobrecarga de trabalho e aguardam ansiosas pela recomposição do quadro de pessoal do Tribunal”, afirmou.

Landau também pediu ao mandato do parlamentar apoio à luta em defesa da competência da Justiça do Trabalho e contra a paralisação de processos no STF relacionados à pejotização.

Além de Rogério Correia, o representante do Sitraemg foi recebido, na audiência solicitada pelo coordenador-geral do sindicato Alexandre Magnus, pelo assessor parlamentar Estaylon Bandeira.

Leia mais

Lideranças denunciam, em Foz do Iguaçu, a precarização e o desmonte da Justiça Eleitoral

Projeto que cria cargos para Justiça Eleitoral passa pela 1ª comissão da Câmara dos Deputados

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags