Em consonância com as deliberações da AGE da última terça-feira, 24/09, os coordenadores do SITRAEMG Alexandre Magnus, Igor Yagelovic e Célio Izidoro, se reuniram, na mesma data, com as administrações dos 3 tribunais da capital (TRT, TRE e Justiça Federal), para informar sobre a suspensão da greve, e inicio do estado de greve, e negociar sobre os dias parados, os apagões e caravanas a Brasília deliberados pelos servidores em assembleia.
Reunião no TRE
As representantes do comando de greve Laine e Gabriela, se reuniram com o presidente do TRE, desembargador Paulo Cézar Dias. Após passados os informes da assembleia, e tendo em vista a reunião do Congresso Nacional para apreciação dos vetos presidenciais, dentre eles o veto ao reajuste do judiciário, para o dia 30/09, as servidoras solicitaram a liberação do ponto para os dias 30/09 e 01/10 (dias de apagão determinado em assembleia). Tal pedido, tem como objetivo permitir que os servidores do TRE-MG possam participar da caravana a Brasília para acompanhamento da sessão.
Pelo desembargador não houve a colocação de qualquer empecilho. Devido a celeridade da reunião, a discussão sobre os dias parados foi postergada para uma ocasião mais apropriada. O Sindicato ainda aguarda o agendamento da reunião com o presidente para aprofundar o debate da negociação dos dias parados. Conforme informação repassada pela secretaria da presidência, após a solicitação do coordenador Igor Yagelovic, a oficialização junto a presidência da lista de participantes das caravanas e o pedido de abono, será analisado posteriormente. Na visão do coordenador geral, a presidência do TRE-MG teve a sensibilidade para entender que a participação dos servidores nestes últimos momentos da luta pela derrubada do veto em nada prejudicará o serviço, o que poderia exigir a intervenção do presidente.
Reunião no TRT
Enquanto isso, os coordenadores do SITRAEMG, Alexandre Magnus e Célio Izidoro, procuraram os representantes administrativos do TRT e foram recebidos pela assessora do diretor geral, Ana Flávia. A conversa com a assessora abordou assuntos relativos a criação de cargos no TRT, o agendamento de uma reunião com a presidente do tribunal sobre a greve, bem como os apagões e a liberação para os mesmo (deliberados na AGE).
A direção do Sindicato fará um trabalho em parceria com o TRT no intuito de acelerar o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional para criação de cargos. Foi colocado também o pedido do SITRAEMG, para liberação dos servidores dos dias de apagão, que acontecerão de forma pontual, ou seja, apenas nos dias das sessões do congresso nacional, com a finalidade de derrubar o veto. A assessora demonstrou sensibilidade, e informou que iria levar o assunto à presidente.
No fechamento dessa matéria, Ana Flávia ligou para o Sindicato e comunicou à Alexandre Magnus que a presidente do tribunal iria receber os representantes do SITRAEMG na segunda-feira, dia 28, às 14h, para tratar dos assuntos supracitados.
Justiça Federal
Após a reunião no TRT, os coordenadores Alexandre e Célio seguiram para a Justiça Federal, no intuito de conversar com o juiz diretor do foro Miguel Ângelo Alvarenga Lopes, para tratar da greve e seus desdobramentos, bem como a liberação para os dias de apagão. Porém, nem o juiz diretor do foro, nem o diretor administrativo puderam atender os representantes da categoria, tendo em vista que estavam em reunião. A direção do SITRAEMG voltará a insistir e tentará conversar com a administração do tribunal na sexta-feira ou em uma data mais próxima.