Uma comitiva composta por diretores do SITRAEMG (o presidente Alexandre Brandi e os diretores Gilda Falconi, Fernando Neves e Sebastião Edmar) e filiados (Elvécio Loiola e Sérgio Luiz Procópio, agentes de segurança) encontra-se em Brasília (DF) em intensa mobilização, no Congresso Nacional, em defesa do PL 6613/09, que revisa os salários dos servidores do Judiciário Federal, e contra o PLP 549/09, que prevê o congelamento dos salários dos servidores públicos federais até 2019. Ontem, segundo o presidente Alexandre Brandi, eles se reuniram com os deputados federais mineiros Carlos Willian (PTC) e Miguel Martini (PHS), com os quais conversaram longamente e agendaram novas reuniões para o início de março, nos escritórios dos respectivos parlamentares em Belo Horizonte. O trabalho de corpo-a-corpo com os deputados, principalmente os da bancada mineira, prossegue até amanhã, quinta-feira.
A avaliação do presidente do SITRAEMG é de que os parlamentares têm se mostrado receptivos e sensíveis aos apelos da categoria. O PL 6613/09, que tramita Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, aguarda o prazo de cinco sessões para apresentação de emendas.
A comitiva de Minas também fez coro aos trabalhadores da iniciativa privada que, através de sindicatos e centrais sindicais, realizaram uma manifestação no Congresso em defesa redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais. Os trabalhadores defendem a aprovação da PEC 231/95, que prevê a fixação da jornada de 40 horas, enquanto o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer (PMDB/SP), propõe a jornada de 42 horas, sendo uma hora a menos a partir de 2011 e mais uma hora a menos a partir de 2012. Os diretores do SITRAEMG, segundo o presidente Alexandre Brandi, se uniram aos colegas trabalhadores em defesa da redução da jornada, lembrando que essa é uma das principais lutas do Sindicato, que defende a jornada de 6 horas para os servidores de todos os órgãos do Judiciário Federal.
Ainda na capital federal, os representantes do SITRAEMG acompanharam, ontem, a sessão do Conselho Nacional de Justiça em que foram apreciados vários processos relacionados a casos de nepotismo. Juntamente com agentes de segurança, incluindo o presidente da Agepoljus, Edmilton Gomes, reforçaram o trabalho de mobilização pela aprovação da PEC 358/05, que trata da Reforma do Judiciário e prevê a criação da polícia judicial no Judiciário Federal.