Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg se mobiliza contra Reforma Administrativa em semana intensa para a categoria em Brasília

Coordenadores e filiados se articularam no aeroporto da capital federal e na Câmara dos Deputados, juntamente com assessores do sindicato, inclusive entregando memoriais contra a reforma nos gabinetes dos parlamentares
Compartilhe

Estando esta semana em Brasília (DF) para o 19° Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas promovido pelo Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas), a reunião com o presidente do TST, ministro Luiz Vieira de Melo Filho, e o XXIX Encontro Nacional do Coletivo Jurídico da Fenajufe (Colejufe), membros da Diretoria Executiva e filiados do Sitraemg reforçaram, também, as articulações na Câmara dos Deputados contra a Reforma Administrativa.

Coordenadores do Sitraemg Joana D’Arc, Liana Theodoro e David Landau (mais à direita), e a filiada Nélia Matos (primeira à esquerda), na reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público

Foram visitados gabinetes de vários(as) deputados(as) mineiro(s), com esforço concentrado sobre aqueles que possivelmente apoiam o conjunto de propostas de reforma apresentado pelo grupo de trabalho coordenado pelo deputado Pedro Paulo (PSD/RJ), que prevê a precarização dos serviços públicos e redução dos direitos dos servidores, nas três esferas dos poderes e entes federativos.

O trabalho foi iniciado pelas coordenadoras Eliana Leocádia, Joana D’Arc Guimarães e Liana Theodoro, em meio aos intervalos do evento dos aposentados e pensionistas. Juntamente com os filiados Paulo José da Silva, membro do Conselho Fiscal do sindicato, e Nélia de Matos, coordenadora da Fenajufe, elas abordaram parlamentares mineiros no aeroporto e nos gabinetes da Câmara, pedindo a rejeição da Reforma Administrativa.

 

A coordenadora do Sitraemg Liana Theodoro com a deputada Alice Portugal

Na terça-feira (21), os coordenadores Liana Theodoro, David Landau e Joana D’Arc Guimarães, que estariam na reunião de quarta-feira (22), com o presidente do TST, participaram, juntamente com a filiada Nélia Matos, da reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. A deputada Alice Portugal (PcdoB/BA), que conduziu os trabalhos, convocou a sociedade, servidoras e servidores públicos para a marcha contra a Reforma Administrativa em frente ao Congresso Nacional, no dia 29/10.

Além disso, os representantes do SITRAEMG entregaram memoriais elaborados pelo escritório Cassel Ruzzarin Advogados, responsável pela assessoria jurídica do sindicato, contestando o conjunto de propostas da reforma administrativa.

Os coordenadores Antônio Carlos de Andrade Filho e Enilson Fonseca, que se encontram em Brasília participando do Colejur da Fenajufe, levaram os documentos aos gabinetes de parlamentares, na quinta-feira (24), reforçando a posição da categoria.

Acompanhados pelo advogado Robson Barbosa, do escritório Cassel Ruzzarin, e por Carolina Marques de Queiroz, da Consillium Soluções, assessora parlamentar do sindicato, dialogaram com assessores legislativos e detalharam os principais argumentos contrários à reforma, destacando os impactos negativos que as medidas representam para o serviço público e para os trabalhadores do Judiciário Federal.

Caravana a Brasília e Simpósio sobre a reforma

Assim como ocorreu com a PEC 32/2020, cuja tramitação acabou interrompida em 2021, graças à forte mobilização dos servidores, o Sitraemg está fortemente engajado na luta contra o conjunto de propostas apresentadas pelo grupo de trabalho liderado pelo deputado Pedro Paulo.

Na próxima quarta-feira, 29 de outubro, uma caravana organizada pelo sindicato, com 25 filiados e filiadas, irá a Brasília para participar da Marcha Nacional do Serviço Público. Além disso, a entidade promoverá grande debate sobre o tema no Simpósio sobre Reforma Administrativa, que será realizado no dia 6 de novembro, dentro da programação de atividades comemorativas à Semana do Servidor do PJU em Minas Gerais.

PEC ganha numeração e aguarda despacho de Motta para tramitar

A coordenadora Liana Theodoro e as filiadas Nélia Vânia Rodrigues de Matos, que é também coordenadora da Fenajufe, Maria Aparecida do Carmo Gomes e Elizabeth Fátima Lima estiveram no gabinete do deputado Eros Biondini (PL/MG) e foram informadas pela assessoria do parlamentar mineiro de que ele retirou sua assinatura do requerimento que endossa a Proposição de Emenda à Constituição (PEC), um dos textos legislativos previstos para a reforma administrativa.

No entanto, no final desta sexta-feira, depois de conseguida as 171 assinaturas necessárias, o deputado Zé Trovão (PL/SC), juntamente com outros parlamentares entregaram o texto da Proposição de Emenda Constituição (PEC) que “altera normas sobre a Administração Pública brasileira para aperfeiçoar a governança e a gestão pública, promover a transformação digital, impulsionar a profissionalização e extinguir privilégios no serviço público”. A matéria tramitará como PEC 38/2025.

Conforme informações da Consillium, a proposição ainda aguarda despacho do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB). Ainda não se sabe qual será o rito de tramitação. Pelo regimento, o normal é passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJC), para análise de admissibilidade, depois por Comissão Especial, sendo aberto o prazo para apresentação de emendas, e emendas, ou se será apensada a alguma outra PEC com tramitação mais avançada, seguindo diretamente ao Plenário.

“Ainda não se sabe qual será o rito de tramitação: se seguirá o rito ordinário, passando pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJC), para análise de admissibilidade, e, posteriormente, por uma Comissão Especial, onde seria aberto o prazo de emendas, ou se será apensada a alguma outra PEC com tramitação mais avançada, seguindo diretamente ao Plenário”, detalha a Consillium.

A reforma tramitará também em outras duas modalidades legislativas, como Projeto de Lei Complementar (PLP) e Projeto de Lei (PL).

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags