Como realizado no dia 28 de janeiro, data em que o SITRAEMG recebeu em sua sede os servidores da Justiça Federal, na última sexta-feira, dia 11, a entidade acolheu os colegas do TRE a fim de registrar as principais queixas e sugestões para, posteriormente, levá-las à administração do Tribunal. Cerca de 20 servidores oriundos da capital, Região Metropolitana e cidades do interior (Carartinga, Grão Mogol, Rio Piracicaba e Mutum) compareceram à reunião e participaram efetivamente do encontro.
A mesa foi composta pelo presidente do SITRAEMG, Alexandre Brandi e pelos diretores Fernando Neves, Sebastião Edmar e Gilda Bandeira Falconi. Os advogados do Sindicato, Juliana Benício Xavier e Joviano Mayer e o filiado e coordenador da Fenajufe, Hebe-Del Kader, também acompanharam a reunião. Na abertura do encontro, Alexandre Brandi agradeceu a presença de todos, sobretudo àqueles que vieram das cidades do interior, considerando a dificuldade de deslocamento. Brandi salientou o árduo trabalho da atual gestão que tem buscado atender a demanda dos servidores. “Com a realização de inúmeras reuniões junto à administração do Tribunal, o Sindicato busca sanar os problemas vividos pelos servidores em seus locais de trabalho”, destacou Brandi.
Ainda durante a abertura da reunião, Brandi falou sobre o trabalho da atual gestão que cumpriu o programa proposto durante a campanha citando, entre outros, a reforma do estatuto do Sindicato e a ampliação do departamento jurídico. No entanto, fez referência ao PCS que ainda não foi alcançado pela categoria e destacou a importância da união de todos os servidores na busca deste objetivo.
Sobre as demandas dos servidores, além daquelas relatadas pessoalmente pelos servidores presentes, os diretores do Sindicato leram as que foram recebidas por e-mail. E os temas discutidos, todos de grande importância, destacam-se: o baixo número de vagas nos concursos de remoção; a demora na realização da remoção após o concurso; liberação da internet (com as terminações .com) nos cartórios do interior, pelo menos para os chefes de cartório; cursos à disposição, visando o adicional de qualificação; acesso à intranet fora do ambiente de trabalho; treinamento adequado para os servidores novatos; treinamento específico para os cargos de analistas e técnicos; insalubridade na gráfica do TRE; insalubridade, infra-estrutura, insuficiência de pessoal e descaso da administração do TRE com o Centro de Apoio (BR); alto número de requisitados no TRE; infra-estrutura nas cidades do interior; aumento no número de diligências; atribuições específicas dos cargos de analistas e técnicos, evitando o desvio de função.
Ao término da reunião, o presidente Alexandre Brandi esclareceu que, de acordo com a natureza de cada questão, os encaminhamentos serão feitos pela via jurídica ou administrativa.
Em seguida, em nome dos colegas do interior, Fabrício Rezende Lima, da cidade de Caratinga, agradeceu o espaço que foi aberto para a apresentação das demandas e propôs que encontros como este, sejam realizados frequentemente.
Para dar continuidade à rodada de reuniões, o próximo encontro acontecerá no dia 25 deste mês, no mesmo horário e local, com os colegas da Justiça do Trabalho. Os servidores da Justiça Militar receberão a visita de um diretor do Sindicato em seus locais de trabalho para definição da pauta da reunião com o presidente do STM.