O Sitraemg quer saber quem são as Pessoas com Deficiência (PCD) nos órgãos do Judiciário Federal em Minas Gerais.
O objetivo é estreitar as relações com esses servidores, a fim de facilitar o contato com eles quando, por exemplo, for necessário convocá-los para eventos em que serão debatidas questões de interesse deles. “Questões afetas aos PCDs em prol de positividades”, completa a coordenadora-geral do sindicato, Eliana Leocádia.
O objetivo do cadastramento é inserir as Pessoas com Deficiência da categoria nos debates sobre questões afetas ao segmento.
Assim, o Sitraemg solicita aos filiados e às filiadas PCDs que encaminhem à entidade, através do e-mail cassiam@sitraemg.org.br, os seguintes dados: nome completo, cargo, tribunal e cidade em que é lotado(a), tipo de deficiência e número de celular e telefone.
Os dados informados via e-mail não serão divulgados, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).
O Sitraemg já possui um representante de Minas Gerais na composição do Coletivo Nacional de Pessoa com Deficiência (PCD) da Fenajufe, o filiado Moisés Januário da Silva Almeida, servidor da Justiça Eleitoral em Pará de Minas.
Durante as atividades da Frente Parlamentar em defesa dos direitos dos PCDs, em setembro de 2023, Moisés Januário e Eliana Leocádia atuaram em prol da aposentadoria especial PEC 133/2019. Às vésperas do Dia da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, dirigentes e o funcionalismo defenderam urgência na tramitação da proposição na Câmara dos Deputados.
Eventos dos PCDs
No dia 28 de julho, está prevista a etapa Belo Horizonte da Primeira Parada do Orgulho PCD do Brasil 2024. As atividades serão realizadas na Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi), das 10 às 18 horas.
A iniciativa, que tem o apoio do Sitraemg, inclui atividades artísticas e culturais, e visa promover a visibilidade da luta do movimento PCD pela equidade de direitos, acessibilidade e implementação de políticas públicas efetivas para a comunidade.
No período de 14 a 17, foi realizada a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Também haverá audiência pública sobre capacitismo na Câmara dos Deputados, com a participação do coordenador de Finanças do Sitraemg Carlos Wagner. Falta apenas definir a data.
Recentemente, no dia 4 de junho, a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública de PCDs com a participação do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Luiz de Almeida.
Em 2023 foi formada a nova Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com a participação de 189 deputados de diferentes partidos e estados.
Engajamento dos PCDs nas lutas
“É importante a participação dos filiados PCDs nas atividades sindicais e federativas”, avalia a coordenadora-geral do Sitraemg Eliana Leocádia.
Para ela, “aprimorar legislações, combater o capacitismo, implementar metodologias, garantir direitos e oportunidades, em todos os aspectos e, consequentemente, proporcionar maior qualidade de vida aos PCDs, são prioridades que devem imperar”.
“Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas merecem ser iguais no direito de voar”, conclui, parafraseando a poeta Judite Hertal.
Leia mais:
Sitraemg debate a realidade das servidoras com deficiência e mães ou cuidadoras da pessoa PCD
Mineiros participam de mobilizações pela PEC 133/2019 na Câmara dos Deputados
Sindicato participa do ato pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Assessoria de Comunicação
Sitraemg