Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Carta de Brasília em defesa dos direitos de pessoas com deficiência

Documento reforça a importância da inclusão e respeito aos direitos das pessoas com deficiência no Poder Judiciário
Compartilhe

Entre os dias 18 e 20 de setembro de 2024, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu o Encontro Nacional do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no Âmbito Judicial. Durante o evento, foi lançada a campanha “Capacitismo, o que você tem a ver com isso?”, trazendo à tona a urgência de combater a discriminação e garantir o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.

O ponto alto do Encontro foi a elaboração da Carta de Brasília (CLIQUE AQUI PARA LER A CARTA), lida pelo Procurador Regional da República, Cláudio Drewes. Para Drewes, “esta é uma luta pessoal e profissional por respeito às pessoas com deficiência. Devemos assumir o papel de protagonistas na defesa desses direitos”.

A coordenadora-geral do Sitraemg, Eliana Leocádia participou da atividade e, por fim, manifesta que “o dia Nacional de luta da pessoa com deficiência é comemorado no dia 21 de setembro, data relacionada à construção de mobilizações para inclusão social de pessoas com deficiência e conscientização da luta anticapacitista, assim, foi elaborada, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Carta de Brasília (acima), salientando que, muitas vezes, a deficiência não é da pessoa, mas, sim, da sociedade,  que vulnerabiliza, subalterniza e coloca em risco os PCDs.”

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags