Entre os dias 18 e 20 de setembro de 2024, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu o Encontro Nacional do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no Âmbito Judicial. Durante o evento, foi lançada a campanha “Capacitismo, o que você tem a ver com isso?”, trazendo à tona a urgência de combater a discriminação e garantir o respeito aos direitos das pessoas com deficiência.
O ponto alto do Encontro foi a elaboração da Carta de Brasília (CLIQUE AQUI PARA LER A CARTA), lida pelo Procurador Regional da República, Cláudio Drewes. Para Drewes, “esta é uma luta pessoal e profissional por respeito às pessoas com deficiência. Devemos assumir o papel de protagonistas na defesa desses direitos”.
A coordenadora-geral do Sitraemg, Eliana Leocádia participou da atividade e, por fim, manifesta que “o dia Nacional de luta da pessoa com deficiência é comemorado no dia 21 de setembro, data relacionada à construção de mobilizações para inclusão social de pessoas com deficiência e conscientização da luta anticapacitista, assim, foi elaborada, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Carta de Brasília (acima), salientando que, muitas vezes, a deficiência não é da pessoa, mas, sim, da sociedade, que vulnerabiliza, subalterniza e coloca em risco os PCDs.”
Assessoria de Comunicação
Sitraemg