A segurança nos tribunais federais em Minas Gerais e questões como a saúde mental, treinamento, porte de arma, conquistas, demandas jurídicas e legislativas, e os desafios dos agentes da Polícia Judicial foram o centro dos debates do 2º Encontro do segmento promovido pelo Sitraemg.
O evento, realizado no sábado, 27 de julho, no hotel San Diego, em Belo Horizonte, reuniu agentes de várias regiões do estado. Todos rigorosamente uniformizados, demonstrando a força da identidade e da auto-estima do segmento desde que esses servidores passaram a ser reconhecidos como Polícia Judicial, com a vigência da Resolução 344, de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Entre os palestrantes, o secretário de Inteligência e Polícia Institucional do TRT3, Carlos Athayde Valadares, e o presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRF6, desembargador federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, que destacaram as novas ações e os projetos em andamento em torno da segurança dos respectivos tribunais.
Além destes, o presidente da Agepoljus, Darney Bessa, o diretor jurídico da mesma entidade, Antônio Walker, e o policial judicial do TRF6 Anízio Santos, abordaram temas específicos dos agentes. E o psicólogo Arthur Lobato, responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do Sitraemg, falou sobre a saúde mental do segmento.
- Leia mais: Sindicato reúne representantes dos tribunais e dos servidores no 2º Encontro da Polícia Judicial
Também estiveram presentes, como convidados, o atual conselheiro fiscal do sindicato e coordenador da Fenajufe, Paulo José da Silva, e o agente de Polícia Judicial do Distrito Federal, ex-presidente da Agepoljus e ex-coordenador da Federação, Edmilton Gomes.
Veja a galeria de fotos:
Pela Direção do Sitraemg, marcaram presença o coordenador-executivo Nelson da Costa Santos Neto, que liderou a organização e realização do evento, e o coordenador-geral Fernando Neves. O advogado Rodrigo Messias Teixeira Campagnacci, que presta assessoria jurídica ao sindicato e filiados, também participou do evento.
Na abertura do Encontro, Fernando Neves enalteceu a atuação do colega Nelson da Costa, que é agente da Polícia Judicial, em defesa das causas do segmento. “A Polícia Judicial merece a nossa força, e vai ter essa força na nossa gestão”, afirmou.
Neves também aproveitou a oportunidade para ressaltar que o anteprojeto de reestruturação das carreiras do PJU, aprovado em âmbito nacional pela categoria, contempla todos os segmentos, e cobrou dos tribunais mais concursos para reposição de seus respectivos quadros da Polícia Judicial e dos demais cargos e especialidades.
Objetivos do Encontro foram plenamente alcançados, diz Nelson da Costa
Nelson da Costa agradeceu a presença de todos e lembrou que o tema central do 1º Encontro, em novembro de 2021, foi “Que Polícia somos, que Polícia queremos ser?”, e que o objetivo deste segundo seria fazer um resgate da história dos agentes, para rememorar que a função esteve à beira da extinção, e graças à luta do segmento, essa história acabou revertida.
“É importante nós sabermos de onde viemos e quem somos hoje, e projetando para onde queremos ir amanhã”, pontuou Nelson ao final do evento, destacando o papel importante do sindicato, da Fenajufe e da Agepoljus rumo à superação dessas batalhas.
“Como diz o nosso amigo Hipólito, do STF, isso também é uma pedra a mais em nossa mochila, de responsabilidade, de capacidade, de treinamento. E me lembro também do nosso parceiro policial, Rogério Triani, que disse que a nossa luta é como se nós estivéssemos empurrando um ônibus cheio de gente morro acima e um monte de gente arremessando pedra para nos impedir de chegarmos aos nossos objetivos. Mas, pela nossa persistência, pela nossa honestidade, pela nossa luta, muitos daqueles que estavam tacando pedra, ao invés disso, passaram a nos ajudar a empurrar esse ônibus cheio de policiais, para atingirmos nossos objetivos”, recorda-se o coordenador do Sitraemg, advertindo que a luta não para. Agora, é pela aprovação do PL 2447/2022 no Congresso Nacional.
Para Nelson, a participação interessada dos policiais e a receptividade deles aos palestrantes mostraram que alcançamos o nosso objetivo no 2º Encontro. Ele agradece o apoio que teve da Direção do sindicato à realização do evento, inclusive com a presença do coordenador-geral Fernando Neves.
Ao longo dos debates, vários agentes foram convidados para compor a mesa, incluindo o filiado Wallace Marques, que também é membro das Direções da Fenajufe e da Agepoljus.
O presidente da Agepoljus, Darney Bessa, que atua na segurança de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), homenageou o desembargador federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes entregando-lhe uma moeda comemorativa da Secretaria de Segurança da Suprema corte.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg