A AGEPOLJUS realizou a cerimônia de abertura do VI Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário da União na noite da última quinta-feira (25), no Clube da ASSEJUS, em Brasília. O evento, que prosseguiu na sexta-feira (26) e encerrou-se no sábado (27), reuniu agentes de todos os estados brasileiros, representantes de outras federações e autoridades políticas. Entre eles, os coordenadores do SITRAEMG José Francisco Rodrigues e Carlos Humberto Rodrigues, além dos filiados Rogélio de Almeida (TRT/BH), Nelson da Costa Silva Neto (TRT/BH), Elvécio Loiola da Silva Rocha (TRT/BH), Nardino Correia da Silva (TRT/BH), Onésio Guilhermino da Cruz (Justiça Federal/BH), João Elias de Abreu (TRE/BH), Antônio de Fátima Pereira da Rocha (TRT/BH), Raimundo Eurico Oliveira (TRT/Juiz de Fora), Antônio Carneiro Filho (TRT/BH) e Pedro Cesário de Souza (TRT/BH), eleitos para representar o Sindicato em assembleia geral realizada em 30 de julho.
O mestre de cerimônia, Agente Maurício Pereira Santos, de Campinas/SP, após a execução do Hino Nacional Brasileiro, anunciou a composição da mesa que recebeu o presidente da AGEPOLJUS, Edmilton Gomes; o advogado Dr. Rudi Cassel (Cassel & Ruzzarin) – que presta assessoria jurídica à AGEPOLJUS e, também, ao SITRAEMG–; a coordenadora geral do SITRAEMG, Lúcia Bernardes de Freitas, o coordenador da FENAJUFE, Jean Loiola, e o presidente da ASSEJUS, Jailton Assis. Também estiveram presentes, na solenidade de abertura, os coordenadores do SITRAEMG Débora Mansur e Hélio Ferreira Diogo, além do advogado da assessoria jurídica do Sindicato, Cléber Carvalho dos Santos.
Antes de oficializar a abertura do evento, o presidente da Agepoljus, Edmilton Gomes, pediu que se respeitasse um minuto de silêncio em memória da juíza assassinada em São Gonçalo/RJ, Patrícia Acioli.
Em seguida, o presidente proferiu breve discurso motivacional, chamando a atenção da categoria para a continuidade da luta que se evidencia dadas as recentes situações impostas ao Judiciário.
O Dr. Rudi Cassel reafirmou seu empenho em dar celeridade e resolução às ações impetradas pela AGEPOLJUS em prol dos Agentes de Segurança, como a Gratificação de Atividades de Segurança (GAS), desvio de função, dentre outras.
A Coordenadora do SITRAEMG, Lúcia Bernardes – que também é oficial de justiça –, endossou o discurso de luta e enalteceu o trabalho realizado até agora pela diretoria da AGEPOLJUS, além de destacar a disposição da categoria em reivindicar seus pleitos.
O coordenador da FENAJUFE Jean Loiola ponderou acerca do “divisionismo” que ronda a estrutura do funcionalismo público na esfera do Judiciário, prevendo a unidade que deve existir entre as diferentes classes de servidores. Bradou, literalmente, palavras de motivação, credenciando o trabalho desempenhado pelas categorias com vistas às melhorias que são possíveis ao desenvolvimento do funcionalismo público.
O presidente da ASSEJUS, Jailton Assis, agente de segurança, ressaltou a importância das entidades representativas no âmbito federal, relembrando seu terceiro mandato [não consecutivo] à frente da ASSEJUS. “Sou o primeiro agente de segurança a ocupar esse cargo. O que me oportuna lutar mais incisivamente, não só pelos anseios dos agentes, mas dos servidores como um todo”, disse.
Nas últimas considerações, o deputado federal e servidor do Judiciário Federal, Roberto Policarpo (PT/DF), que fora convidado à mesa, relatou seu mais recente compromisso em favor das matérias relevantes aos agentes de segurança. Parabenizou os novos diretores e conselheiros fiscais e fechou reafirmando seu compromisso no apoio aos projetos pleiteados pela AGEPOLJUS.
Para a cerimônia de posse, a então vice-presidente da AGEPOLJUS, Fátima Arantes, tomou o púlpito e discursou face á expectativa do trabalho que será desempenhado pela nova Diretoria.
Tomaram posse na Diretoria Nacional: como Presidente – reeleito – Edmilton Gomes (TRF1); como Vice-Presidente, J. Santos (TRT/RO); como Diretor Financeiro, Carlos Roberto Pinheiro (JF/RN); como Diretor Administrativo, Miguel Neto (TRT/SC); como Diretor Jurídico, Antonio Walker(JF/BA); como Diretor Social, Cláudio Godoy (TJDFT); e como Diretor de Qualificação e Treinamentos, Hipólito Alves (JF/DF).
No Conselho Fiscal, tomaram posse: como titulares, Armando Esbaltar (TJDFT), José Luiz Machado de Assis (TRT/RO) e João Nogueira da Costa Júnior (TRT/CE); como suplentes, André Maia (TRF1) e Carlos Custódio Aquino (STJ).
Na sequência do evento, foram certificados os agentes e instrutores que participaram do II CASJ. O presidente Edmilton Gomes certificou os instrutores e o agente Hipólito Alves fez a entrega dos documentos aos alunos.
Após as formalidades, foi oferecido jantar e coquetel aos convidados no primeiro dia das atividades programadas para o VI Seminário Nacional, cujos painéis seriam discutidos na sexta-feira (26) e sábado (27), no Hotel Nacional, em Brasília.
Fonte: Agepoljus