O Sitraemg está organizando nova caravana para mobilizações em Brasília nos dias 9 e 10 de agosto. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cassiam@sitraemg.org.br, até as 16 horas de sexta-feira, 5 de agosto.
O(a) filiado(a) deve informar o nome completo, lotação e os números do documento de identidade e do telefone celular. O Sitraemg entrará em contato para tratar dos detalhes da viagem e da hospedagem.
A caravana ganha importância depois do aceno do Supremo Tribunal Federal para a recomposição salarial da categoria.
Durante o protesto da categoria em frente ao STF na quarta-feira, 3 de agosto, o diretor-geral do Supremo, Edmundo Veras, se reuniu com representantes da Fenajufe. A manifestação contou com a presença de grande caravana do Sitraemg.
Veras disse que o presidente de STF, ministro Luiz Fux, deve apresentar aos demais membros da Corte uma proposta de 13,5% de recomposição salarial. A apresentação deve ocorrer na próxima sessão administrativa, prevista para o dia 9 de agosto.
“Se isso acontecer, será um avanço. Mas, dada a inflação e as perdas salariais, é preciso pressionar para que o índice seja incorporado em parcela única e iniciarmos já a discussão com o STF de novo reajuste para repor as perdas reais do salário”, diz o coordenador geral do Sitraemg, Paulo José da Silva, que também é coordenador da Fenajufe.
O percentual é o mesmo que foi apresentado pela Procuradoria Geral da República aos servidores do Ministério Público da União: 13,5%. Porém, o diretor-geral não deu mais detalhes da proposta.
Em 12 de agosto termina o prazo para que o Poder Judiciário envie sua proposta orçamentária de 2023 ao Ministério da Economia. O orçamento do Judiciário irá integrar a Proposta de Lei Orçamentária Anual, que deve ser enviada pelo Executivo ao Congresso Nacional até 30 de agosto.
Outras pautas
Além da recomposição salarial, as mobilizações em Brasília incluem a defesa da aprovação do PL 3662/2021, do nível superior dos técnicos judiciários, no Senado Federal. Os servidores também se manifestarão contra dois projetos que transferem para os cartórios atribuições do judiciário: o PL 6204/2019, em tramitação no Senado, e o PL 1706/2021, na Câmara dos Deputados.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg