Nesta terça-feira, dia 30 de setembro, o Sitraemg percorreu as instalações do novo prédio do Fórum Trabalhista, na rua Paracatu, em Belo Horizonte.
O coordenador do sindicato David Landau e os funcionários Alexandre Esteves e Leopoldo Lages conversaram com servidores de diversas varas sobre pautas centrais da categoria. Entre os assuntos tratados, os dois projetos em tramitação no Congresso Nacional (AQ e o reajuste em três parcelas anuais de 8%), a reivindicação de adiantamento das parcelas, a defesa do plano de carreiras e a valorização das carreiras de analistas e técnicos, com a equiparação ao ciclo de gestão e a aplicação do modal 100-85, que são uma das principais bandeiras do sindicato.
Landau destacou ainda a luta do Sitraemg para incluir uma emenda que evite perdas aos analistas do TRT3 e do TRE-MG no novo projeto do AQ, e reforçou no diálogo que a direção não abre mão da valorização das carreiras. O coordenador também relatou que o sindicato está contratando um assessor financeiro, especializado em orçamento público, que terá a tarefa de detalhar os números do orçamento. Esse trabalho dará suporte técnico às reivindicações do sindicato junto às autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo.
Na entrada do prédio, também foi disponibilizada uma urna do Plebiscito Popular 2025, organizado por movimentos sociais e centrais sindicais, com apoio do Sitraemg. A consulta busca ouvir a população sobre a redução da jornada de trabalho sem corte de salário, o fim da escala 6×1 e propostas de justiça tributária, como a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e a ampliação da taxação sobre rendas superiores a R$ 600 mil por ano.
A votação também pode ser feita virtualmente, até 12 de outubro, pelo link Plebiscito Popular 2025.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg