Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG pede que CJF não corte os Quintos

Compartilhe

O SITRAEMG, por meio de sua Assessoria Jurídica, protocolou no Conselho da Justiça Federal (CJF) pedido para que não seja aplicada a decisão que ordenou a retirada dos Quintos da folha de pagamentos a partir de outubro de 2019.

Isso porque foi iniciado o julgamento dos embargos declaratórios no RE 638.115 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), processo que ainda não foi definitivamente resolvido, mas que inspirou o CJF a ordenar o fim do pagamento dos Quintos. Por alguns instantes, foi disponibilizado na página eletrônica do STF o voto do ministro Gilmar Mendes, que agora se inclina para privilegiar a segurança jurídica e assim manter os efeitos das incorporações dos Quintos.

Segundo o advogado Jean Ruzzarin, da Assessoria Jurídica do SITRAEMG, “diante do forte indício de proteção da situação consolidada desses servidores por parte do STF, a retirada prematura da verba trará prejuízo injusto ao sustento alimentar de famílias que contam com essa significativa parcela recebida por anos, motivo pelo qual o CJF deve aguardar o posicionamento final do STF”.

Aguarda-se que a corregedora-geral Maria Thereza de Assis Moura suspenda urgentemente a decisão que pretende cortar os Quintos, senão, que ela submeta o pedido ao plenário do CJF para que evite os descontos.

Embargos pautados para 26 de setembro

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, pautou para 26 de setembro os embargos declaratórios no RE 638.115, que trata dos Quintos incorporados entre abril de 1998 e setembro de 2001. A sessão está marcada para as 14 horas.

0905PautaSTF

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags