Em busca de apoio à luta dos técnicos judiciários pelo nível superior, a direção do Sitraemg reuniu-se com o diretor-geral do TRT3, Carlos Athaíde Viegas Valadares, na quinta-feira (10).
Participaram do encontro os coordenadores Paulo José da Silva, Helder da Conceição Magalhães Amorim e Marisa Campos Tomaz. Como convidado da entidade, também esteve presente o filiado Lindolfo Alves de Carvalho Neto, técnico judiciário lotado na Justiça do Trabalho em Ponte Nova.
- Legenda da foto: O diretor-geral do TRT3, Carlos Athaíde Viegas Valadares (2ª a partir da esquerda), recebe os coordenadores do Sitraemg Paulo José da Silva, Marisa Campos Tomaz e Helder da Conceição Magalhães Amorim, além do filiado Lindolfo Alves de Carvalho Neto
Os representantes do sindicato elencaram os argumentos do segmento em defesa da causa. O principal deles, de que os técnicos realizam, há anos, funções que requerem profundos conhecimentos jurídicos. Para exercerem com excelência a atividade, tiveram que buscar formação específica na área. Hoje a grande maioria dos técnicos tem graduação e/ou pós-graduação no Direito.
Os servidores informaram o diretor geral que a categoria já aprovou, em âmbito nacional, um anteprojeto de lei instituindo a exigência do requisito do nível superior de escolaridade para ingresso no cargo. Isto aconteceu no dia 25 de outubro de 2015, na XIX Plenária Nacional da Fenajufe. No dia seguinte, o texto foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal. Desde então, as entidades e o segmento vêm se mobilizando para que o presidente do STF encaminhe o texto ao Congresso Nacional.
Dito isso, pediram o apoio do diretor-geral e da administração do TRT3. Sugeriram que esse apoio pode ser, por exemplo, enviando ofício ao presidente do Supremo pedindo o urgente encaminhamento do anteprojeto ao legislativo.
Carlos Athaide, que também é técnico judiciário e já foi presidente do Sitraemg, disse que vai conversar com o presidente do Tribunal sobre o assunto. Levantou, inclusive, a possibilidade de sugerir a ele que leve o apelo da entidade aos demais membros do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).
O sindicato espera ser recebido em audiência, para conversar sobre a questão, também com o presidente do Tribunal.
Saiba mais:
• Sitraemg busca apoio da diretora do foro da SJMG à luta dos técnicos pelo nível superior
• Sitraemg pede apoio institucional de TRT-3 e de SJMG para Nível Superior dos técnicos
• Sitraemg apresenta reivindicações de servidores da Justiça Eleitoral ao presidente do TRE-MG
Assessoria de Comunicação
SITRAEMG