O coordenador executivo do SITRAEMG, Hélio Ferreira Diogo, esteve na última semana em Brasília, participando das reuniões do Comando Nacional de Greve e fazendo contato com deputados na Câmara. Os coordenadores Hélio Diogo, José Francisco Rodrigues e Lúcia Maria Bernardes têm se revezado na participação ativa das reuniões do Comando, na Fenajufe.
A deliberação do Comando Nacional de Greve para o Ato Público Nacional do próximo dia 14, quarta-feira, de acordo com Hélio, prevê uma peça de teatro, tapete vermelho indo do Supremo Tribunal Federal – STF ao Palácio do Planalto, bandeiras e faixas em abundância e a distribuição de abacaxis, para lembrar os percalços na luta pela aprovação do PL 6613/2009. Ainda, servidores ficarão acampados em protesto nos dias 13, 14 e 15. Após as atividades, serão feitas assembleias para avaliação da mobilização e providências durante o recesso parlamentar.
Encontro com deputados e sessão da CTASP
Hélio Diogo também relatou como foi a sessão da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público – CTASP da última quarta-feira, 7, na qual seria apreciado o PL 2199/2011, que dispõe sobre a remuneração por subsídio para os servidores do Ministério Público da União. O projeto foi retirado de pauta de ofício, após argumento de que não havia previsão orçamentária no Anexo V do Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA 2012.
O projeto de lei complementar PLP 330/2006, que dispõe sobre a aposentadoria especial para atividades de risco no serviço público também esteve em pauta, mas foi retirado e está previsto para ser apreciado na próxima sessão da comissão. O coordenador do SITRAEMG também disse que, na ocasião, serão incluídos na pauta de votação mais dois projetos, envolvendo a recomposição salarial dos servidores do Tribunal de Contas da União – TCU e da Câmara dos Deputados.
Antes de retornar à Belo Horizonte, Hélio Diogo, junto a outros membros do Comando de Greve, encontrou-se com o deputado João Magalhães (PMDB-MG) para pedir o apoio da Comissão Mista de Orçamento – CMO para a aprovação da emenda de recomposição salarial dos servidores do Judiciário Federal.