Os filiados José Francisco Rodrigues, servidor do TRT em Belo Horizonte e coordenador do Núcleo Mineiro da Auditoria Cidadã da Dívida, e Carla Oliveira Cassaro de Souza Farage, servidora do Cartório Eleitoral de Além Paraíba, vão representar o SITRAEMG no Seminário Internacional “Esquema Financeiro Fraudulento e Sistema da Dívida – Criação de ‘Estatais não Dependentes’ para securitizar Dívida Ativa e lesar a sociedade”, que será promovido pela coordenação nacional da Auditoria Cidadã da Dívida esta semana (de amanhã, terça-feira, 7, até quinta-feira, 9), em Brasília (DF). Como parceiro antigo e sempre presente nos eventos da ACD (confira AQUI), o SITRAEMG também cederá a funcionária Margareth Pereira para colaborar na organização dos trabalhos durante o Seminário.
O Seminário Internacional tem por objetivo reunir especialistas, acadêmicos, juristas, políticos e militantes para analisar a atuação do Sistema da Dívida no Brasil e em outros países da Europa e América Latina, com foco na atuação dos recentes mecanismos financeiros perversos que aprofundam a financeirização e provocam simultaneamente a geração de dívida, o sequestro de arrecadação e o seu desvio ao setor financeiro, a fim de lançar luz sobre o tema e articular ações concretas em âmbito nacional e internacional nos diversos campos – jurídico, legislativo, acadêmico, social e político – visando popularizar o conhecimento desses mecanismos e combatê-los.
Programação
Contará com a participação de personalidades de diversos países – Grécia, Portugal, Inglaterra, Argentina, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Honduras, Nicarágua – e diversas personalidades brasileiras, conforme programação AQUI.
No primeiro dia (07/11), haverá uma audiência pública no Senado Federal sobre a dívida pública, presidida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da casa. No dia (08/10), diversos especialistas do Brasil e do Mundo, promoverão palestras em torno da temática da dívida pública. Neste dia o evento será no Auditório do Conselho Federal de Contabilidade – CFC.
No último dia (09/10), haverá um evento interno restritos a entidades apoiadoras, palestrantes e integrantes da Auditoria Cidadã para definir estratégias de ações de combate.