Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

SITRAEMG participa de reunião do MAS sobre a luta contra a PEC 287/16

Compartilhe

O coordenador geral do SITRAEMG Carlos Humberto Rodrigues, em atendimento ao chamado da Coordenação do Movimento Acorda Sociedade, que tem o sindicato mineiro como membro, participou da reunião do MAS realizada na última quarta-feira (13/09), na sede do Conselho Federal da OAB,  em Brasília (DF). Compareceram, ainda, representantes de dezenas de entidades civis, sindicatos, associações, militares, religiosas, além de parlamentares, como o senador João Capiberibe (PSB/AP) e o Deputado Izalci Lucas (PSDB/DF). Conforme foi esclarecido pelo coordenador do MAS, o movimento tem como pauta as lutas contra a reforma da Previdência e pelo fim do foro privilegiado.

A seguir, um relato do coordenador do SITRAEMG sobre a reunião:

“Na abertura da reunião, o senador João Capiberibe noticiou a apresentação, à mesa do Senado, da PEC de sua autoria que altera o artigo 62 da Constituição Federal para vedar a edição de medidas provisórias que venham tratar de assuntos de matéria previdenciária, salvo para ampliar ou assegurar benefícios.

Em seguida, o deputado Izalci Cunha falou aos presentes que entrou na política tardiamente, e que pensou que esta era coisa mais séria e que muitos transformaram-na em um balcão de negócios. Ao concluir, afirmou seu apoio, de forma integral, à luta do MAS contra a reforma da Previdência.

Houve diversas manifestações dos representantes das entidades. E, em meio às conversas e debates, foi lembrada a letargia da sociedade e a falta de mobilização da população em defesa dos próprios interesses e direitos, sendo apontados como possíveis causadores desse imobilismo a massificação da mídia hegemônica em favor da aprovação da reforma previdenciária.

Uma das soluções apontadas para esse problema foi a promoção de melhorias da comunicação das entidade, de forma a esclarecer melhor a população sobre os males e prejuízos que poderão advir dessa reforma. O trabalho de base feito pelas entidades, para buscar o apoio da população, deve continuar a ser feito, inclusive com a cobrança aos deputados para que ‘barrem’ a PEC 287/16.

Déficit da Previdência

Os participantes da reunião do MAS também se lembraram da constatação da CPI da Previdência do Senado, que constatou a falácia do governo de que há um déficit na Previdência. O que ocorre, na verdade, é uma péssima gestão que desvia as contribuições previdenciárias para outras finalidades, até mesmo, e principalmente, para pagar juros da dívida.

Entre vários depoimentos de representantes de classes presentes, Carlos Humberto Rodrigues destaca os de Flávio Werneck, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do DF, que reafirmou seu apoio à causa, de Maria Lúcia Fatorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã Dívida, que mencionou o pacote de maldades do governo (reformas da Previdência e tributária, além das privatizações), realçando novamente a necessidade da realização urgente da auditoria da dívida pública. Fatorelli divulgou o site da ACD (AQUI), que contém as informações a respeito da dívida pública brasileira e do dispositivo constitucional que determina a realização da auditoria.

O coordenador geral do SITRAEMG lembrou que, após a votação da reforma política (o prazo final é o dia 6 de outubro, para que possa ter validade para as eleições de 2018), que tramita no Congresso,  a carga do governo e dos congressistas se voltará para a reforma da Previdência.

“A meu ver, o MAS configura um movimento da sociedade civil organizada e tem excelente organização. Com um trabalho sério, conseguiu juntar diversas entidades para lutar contra os ataques desse governo famigerado e corrupto e os direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo de décadas. Sabemos muito bem a quem esse (des)governo está servindo. E não é aos trabalhadores e nem ao país. Temos que buscar melhorar nossa representação no Congresso em 2018, sob pena de vermos essas mesmas pessoas – a maioria que está lá, representa tão somente seus interesses pessoais”, avalia Carlos Humberto Rodrigues.

WhatsApp Image 2017-09-15 at 16.50.10
Da esquerda para direita: Dirce Namie Kosugi e Nery Junior, ambos do MAS, e o coordenador geral do SITRAEMG Carlos Humberto Rodrigues
WhatsApp Image 2017-09-15 at 16.53.12
Representantes de diversas entidades participaram do encontro do MAS15

 

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags