Além de apoiar a iniciativa, o SITRAEMG, representado pelos coordenadores Igor Yagelovic e Paulo José da Silva, também esteve presente na solenidade promovida pelo TRE, na manhã desta terça-feira (19), em homenagem, pelo “empenho e dedicação”, a 47 servidores da Justiça Eleitoral que se aposentaram no período de outubro de 2016 a outubro de 2017. Também estiveram presentes o presidente do Tribunal desembargador José Edgar Penna Amorim Pereira; o diretor geral, Adriano Denardi Júnior; e a secretária geral de Pessoas, Maria da Glória Araújo.
A solenidade teve esta sequência: fala do diretor geral, apresentação do Coral do SITRAEMG, fala da secretária geral de Pessoas, entrega de placas aos homenageados, falas do presidente do Tribunal e do coordenador do SITRAEMG Paulo José da Silva, exibição de vídeo institucional da Astremg, que também apoiou o evento.
Lamento aos ataques ao serviço público
Ao abrir o evento, o diretor geral do TRE, Adriano Denardi Júnior, aproveitou para reclamar da perseguição que vem sendo feita pelos políticos e imprensa ao serviço público e aos servidores, lamentou a aprovação da reforma previdenciária da argentina, na manhã de hoje, apesar da brava reação da classe trabalhadora daquele país, e arriscou-se a dizer que infelizmente, na opinião dele, a PEC 287/16 no Brasil também caminha para um desfecho semelhante. Em relação aos homenageados, afirmou que eles deixam uma “inveja boa” para ele e demais servidores que seguem na ativa, esperando que desfrutem dessa nova fase da vida deles “com alegria”.
Agradecimentos e muita emoção
A secretária geral de Pessoas, Maria da Glória Araújo, enquanto conduzia a solenidade parou para agradecer, às lágrimas, a cada um dos homenageados por todo o tempo dedicado à Justiça Eleitoral.
O presidente do Tribunal, desembargador José Edgar Penna Amorim Pereira, destacou dois momentos da solenidade que mais o emocionaram: a apresentação do Coral do SITRAEMG e a informalidade dos recém-aposentados na organização para a foto final ao seu lado e dos demais membros da Administração presentes. Depois, ele disse que foi uma honra ter contato, ainda que curto, com os 47 novos aposentados, e que está certo de que, assim como ele, todos pautaram suas carreiras profissionais sempre dentro do propósito de atuar pelo atingimento dos objetivos da Justiça Eleitoral. Por fim, agradeceu a todos pelo empenho com que realizaram suas atribuições no Tribunal e desejou que cada um, agora, tenha sabedoria, criatividade e desprendimento para achar coisas boas para fazer, daqui para frente, “com muita alegria”.
Convocação para as lutas contra a retirada de direitos
Falando em nome do SITRAEMG, o coordenador Paulo José da Silva, lembrou que, também na condição de recém-aposentado, os servidores do TER homenageados terão agora mais tempo, que espera ser “por muitos anos”, e fez um convite a todos eles para visitarem o Sindicato e, especialmente, para os encontros mensais dos aposentados. Sem perder tempo, o sindicalista também lamentou a aprovação da reforma da Previdência na argentina, mas ressaltou a força de mobilização dos trabalhadores do país vizinho, e conclamou os servidores a, aproveitando o êxito conseguido com o adiamento da votação da reforma previdenciária brasileira para 2018, todos se unirem na luta para barrar não só a PEC 287/16, mas também o PLS 116/17 e PL 248/1999, que tratam da avaliação de desempenho no serviço público, e outras matérias legislativas que caminhem no sentido da retirada de direitos. Por fim, ele saudou e parabenizou todos os homenageados.
Coral do SITRAEMG
Em clima de Natal, as músicas com mensagem natalina predominaram na apresentação do Coral do SITRAEMG no evento de hoje no TRE. Mas o grupo, tendo à frente o maestro Felipe Magalhães e, entre os coralistas, a coordenadora do Sindicato Artalide Lopes, também cantaram canções como “Balaio”, “Acalanto” (Dorival Caymmi), “Amo-te muito” (João Chaves) e outras. O maestro aproveitou o ensejo para convidar os servidores, da ativa e aposentados, para participarem do coral, informando que os ensaios ocorrem sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, na sede do SITRAEMG a partir do ano que vem. Chamou a atenção de todos, também, para a importância dos servidores se filiarem não só para o fortalecimento das lutas, mas também para a manutenção de iniciativas como o próprio coral.
Mais fotos