De ontem (segunda-feira, 20) até amanhã (quarta-feira, 22), os coordenadores do SITRAEMG Elimara Cardoso Gaia e Fernando Guetti participam, em Brasília (DF), da Oficina de Atuação no Parlamento que é oferecido gratuitamente pela Câmara dos Deputados. Trata-se de um curso presencial, com conteúdo básico, direcionado a membros da sociedade civil organizada, que tem como objetivo apresentar a esse público o funcionamento e o papel do Poder Legislativo, informações e canais de comunicação da Câmara dos Deputados com a população, bem como ferramentas para acompanhar e participar do processo de elaboração de leis.
A iniciativa é oferecida ao pública duas vezes ao ano, tendo seu programa conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) com apoio da Comissão de Legislação Participativa (CLP). Para cada turma serão oferecidas 50 vagas, sendo metade delas destinadas preferencialmente a membros de ONGs, OSCIPS, associações comunitárias e demais organizações afins, e a outra metade, preferencialmente, a membros de entidades sindicais, profissionais ou de classe. Cada instituição pode indicar até dois(duas) representantes para participar de cada edição do programa.
A oficina vem ao encontro de uma grande necessidade do Sindicato e de todos os servidores do Judiciário Federal, que transitam constantemente pelos bastidores da Câmara e do Senado em defesa dos projetos de interesse da categoria. Essa oportunidade é ímpar, pois, mais instruídos os servidores terão mais agilidade e possibilidade de obter êxito nas questões de seu interesse no Legislativo. “Esses três dias de curso estão sendo de muitos conhecimentos, uma ótima oportunidade oferecida pela Câmara dos Deputados. Aprendemos muitas coisas novas com painelistas renomados, expertise em assuntos no parlamento”, avalia a coordenadora Elimara.
Algumas dicas:
- e-democracia – Salas interativas, debates online e participação social.
- e-cidadania – Canal interativo para participação em audiências públicas e outros eventos.
- infoleg – Alicativo obter informações sobre deputados, sessões plenárias etc.
- parlamento aberto – Opções de transparência e participação em rede.