Foram cinco dias de gestões do Sitraemg, em Brasília, para tirar dúvidas e fazer a defesa de direitos dos policiais judiciais. A agenda foi cumprida pelo coordenador executivo do sindicato Nelson da Costa, pelo representante do Conselho Fiscal Wallace Marques Coelho e pelos filiados Marcelo Pereira e Nilson Moreno, ambos do TRF6. Todos são policiais judiciais no PJU.
Um dos principais objetivos do grupo foi buscar informações sobre o PL 2447/2022, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), que dispõe sobre as Carreiras dos Servidores do PJU. O PL alcança a especialidade de policial judicial, criada pela Resolução 344 do Conselho Nacional de Justiça.
Com esta finalidade, os representantes do sindicato visitaram o gabinete do deputado federal Delegado Fábio Costa (PP/AL), relator do PL na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Eles também foram recebidos no gabinete da deputada federal Rosângela Reis (PL/MG), coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Polícia Judicial.
“Nos dois gabinetes, fomos bem recebidos e tivemos esclarecimentos importantes. Foram reafirmados os compromissos dos parlamentares com a aprovação do PL 2447/2022”, celebra Nelson da Costa Santos Neto.
Agenda no STF
No Supremo Tribunal Federal, o grupo foi recebido secretário de Segurança do Tribunal, Marcelo Canizares Schettini, e pelo coordenador de Segurança dos Dignitários, Carlos Coelho.
Durante a reunião, foram debatidos os efeitos da aplicação de algumas medidas previstas nas normas do CNJ, como a Resolução 467 /2022, que regulamenta o porte, aquisição, registro, uso e controle das armas de fogo dos polícias judiciais dos tribunais brasileiros.
A atividade foi acompanhada pelo presidente da Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário da União (Agepoljus), Darney Bessa.
Também foi visitado o coordenador de Inteligência e Contrainteligência do STF Maurício Viegas.
No CNJ, o grupo foi recebido pelo coordenador do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário (DSIPJ) Igor Thobias Mariano, que deu esclarecimentos sobre assuntos ligados à organização e ao trabalho do segmento.
Depois da programação extensa, o conselheiro do Sitraemg Wallace Marques Coelho considerou que a agenda foi extremamente bem-sucedida. “Todas as reuniões foram muito boas e produtivas”, resume.
Leia mais
CSJT reverte nomeação do coronel do Exército para a divisão da polícia judicial do TRT-20
Sitraemg realiza 2º Encontro da Polícia Judicial do PJU em MG
Sindicato vai à Câmara defender direitos da polícia judicial
Assessoria de Comunicação
Sitraemg