A Fenajufe está convidando os sindicatos e membros da categoria para o II Seminário Nacional da Igualdade Racial. O evento acontece nos dias 20 e 21 de novembro no Rio de Janeiro. A realização anual do encontro para discutir racismo e promoção da igualdade racial foi uma reivindicação dos coletivos durante o Congresso Nacional da Fenajufe de 2013.
O SITRAEMG disponibiliza 03 (três) vagas para filiados; para isso, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria da entidade, pelo telefone (31) 4501-1500 / 0800-283-4302, falar com Cássia, até do dia 14/11, ou até o preenchimento das vagas.
Para o coordenador da Fenajufe, Roberto Ponciano, os sindicatos que ainda não possuem os coletivos que discutem a temática racial não podem ficar de fora desse debate que entrou na agenda política nacional e da categoria. “É importante que os sindicatos enviem representantes dos coletivos ou outros associados para não ficarem alheios ao tema. Nesta edição, a ênfase do encontro será o racismo institucional e a criação de cotas para negros no serviço público”.
Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Por iniciativa do Executivo Federal, em julho deste ano, foi implementada a lei nº 12.990 que reserva 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos no âmbito da administração pública federal, fundações autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União.“Nesta edição, vamos focar os debates na criação de política de cotas nos concursos públicos e no racismo no local de trabalho. No ano passado, as discussões foram mais em torno da diversidade religiosa”, lembra o coordenador geral da Fenajufe, Cledo Vieira.
Programação
Durante os dois dias do seminário, das 10h às 17h, especialistas abordarão os seguintes temas: Cotas no Serviço Público; Racismo no Brasil e Racismo na Mídia. No primeiro dia, quinta-feira, 20, as atividades começam com a mesa “ Mídia e Racismo: o “Caso Tinga” apresentada pelo sociólogo e pós-doutor pelo Department of Africana Studies at Brown University, Sales Augusto dos Santos. O palestrante, que também é servidor do Tribunal Superior do Trabalho, fará o lançamento do seu livro “Educação: um pensamento negro contemporâneo”.
Para o dia 21, sexta-feira, o tema “OAB e o combate ao racismo no Brasil” será abordado pelo Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ, Marcelo Dias. Ele também é Coordenador Nacional de Comunicação do Movimento Negro Unificado. Ainda integra a programação a palestra da Coordenadora do Coletivo de Combate ao Racismo da CUT/RJ, Glória Ramos.
No fechamento das atividades haverá apresentações culturais e show do cantor, compositor e pesquisador da cultura negra e popular, Lúcio Sanfilippo.