Filiados do SITRAEMG praticamente lotaram o auditório da entidade no último sábado, 22, para participar da Assembléia Geral Extraordinária, dos debates sobre passivos, conjuntura e plano de carreira.
O primeiro item a ser abordado foram os passivos dos servidores do Poder Judiciário Federal. Compondo a mesa, a assessora jurídica do SITRAEMG, Adriana Martini, e o administrador Wilton Coelho, e o assessor jurídico da Fenajufe, Pedro Pita, prestaram as informações sobre os juros da URV devidos aos servidores do TRT. A advogada Adriana Martini e o administrador Wilton Coelho, exibindo números, mostraram aos presentes que os cálculos elaborados de acordo com a sentença judicial da Justiça Federal estão muito aquém dos cálculos administrativos feitos pelo TRT. Diante disso, o SITRAEMG decidiu que encaminhará carta a cada um dos filiados solicitando que ele faça opção, que será individual, pela suspensão do processo, com o recebimento dos juros pela via administrativa, ou pela manutenção do processo.
A partir da discussão com os servidores, ficou definido que o SITRAEMG organizará uma mobilização da categoria pelo urgente pagamento dos passivos e, inclusive, uma paralisação de 24 horas, no dia 10 de dezembro, e a realização de uma operação padrão (tartaruga), no período de 11 a 19 de dezembro. Nesse período, os servidores deverão usar um colete preto com o apelo pela quitação dos passivos.
Também compôs a mesa o perito judicial Hamilton Martins, contratado pelo Sindicato para elaborar os cálculos nos processos da URV.
Eleição de delegados e observadores
Os servidores Eliana Leocádia (Justiça Federal/BH), José Francisco Rodrigues (TRT/BH), Fernando Neves (TER/BH) e Jair Lemos (TRE/BH), que são integrantes do Grupo de Trabalho do SITRAEMG sobre Plano de Carreira, foram eleitos por aclamação para participarem como delegados do Sindicato na Plenária Nacional da Fenajufe sobre Plano de Carreira, a ser realizado nos dias 29 e 30 deste mês, em Brasília (DF). Alexandre Brandi (TER/MG), Alexandre Magno (TRT/Juiz de Fora) e Tânia Zandonade (TRT/Uberlândia) foram eleitos pelo voto. Os filiados Vânia Ribeiro (TRT/Guaxupé), Luiz Fernando (TRT/BH), Mário Alves (JM/Juiz de Fora) e Gerson Appenzeller (JF/São Sebastião do Paraíso) representarão a entidade como observadores. A eleição ocorreu durante a AGE realizada no último sábado, na sede do SITRAEMG.
Palestra e Plano de Carreira
Além da eleição de representantes do SITRAEMG para a Reunião Ampliada da Fenajufe, dos informes gerais de interesse da categoria e sobre os passivos, os membros do GT prestaram informações sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo sobre o Plano de Carreira, e o professor Ayran Lima, da Universidade de Brasília (UnB) proferiu palestra sobre Conjuntura, explicando de forma mais aprofundada os detalhes da crise financeira e econômica que atinge todo o mundo.
Mais informações sobre esses eventos estarão no boletim SITRAEMG Informa desta semana.