O Sitraemg teve uma agenda extensa em Brasília, nesta quarta-feira (9), com foco na articulação política em defesa dos servidores e servidoras do Poder Judiciário. O coordenador Enilson Antônio Fonseca representou o sindicato nas atividades, acompanhado de representantes da Fenajufe e do Sintrajud-SP.
O coordenador destacou que entre entre os resultados mais importantes, está o apoio do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) à criação da Frente Parlamentar Mista pela Defesa e Valorização dos Servidores e Funcionários do Poder Judiciário Brasileiro e seus Mediadores e Conciliadores. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também se comprometeu a assinar.
Durante as reuniões, o coordenador, junto com Luciana Carneiro, diretora do Sintrajud-SP e da Fenajufe, levou aos parlamentares uma série de pautas de interesse da categoria. Foram solicitados apoios à tramitação das seguintes propostas:
- PL 4.750/2025, que trata da recomposição das perdas inflacionárias;
- PL 3.084/2025, que reformula a retribuição do adicional de qualificação (AQ);
- PL 8.132/2014, que cria cargos nos TRFs.
Também foi pedida a defesa da PEC 23/2023, que reconhece toda a categoria do PJU como carreira típica de Estado, além da rejeição à proposta de reforma administrativa apresentada pelo deputado Pedro Paulo, por representar retrocessos aos serviços públicos. As visitas incluíram os gabinetes dos deputados Newton Cardoso Júnior (MDB-MG), Delegado Bruno Lima (PP-SP) e Guilherme Boulos (PSOL-SP), cujas assessorias, segundo o coordenador, se mostraram receptivas às demandas e indicaram que os pleitos devem ser analisados com atenção pelos parlamentares.
25 anos da Auditoria Cidadã da Dívida
Além das articulações políticas, o coordenador Enilson Fonseca também participou da reunião conjunta do Conselho Político da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) e da Frente Parlamentar pelo Limite de Juros e Auditoria da Dívida, realizada em comemoração aos 25 anos da ACD.
O filiado do Sitraemg José Francisco, que coordena o núcleo mineiro da Auditoria Cidadã da Dívida, também esteve presente. Durante o encontro, a coordenadora da ACD, Maria Lúcia Fattorelli, apresentou um resumo dos diagnósticos e propostas de ação levantados nas oito lives comemorativas da entidade, que trataram de temas como o sistema da dívida no Brasil e no exterior, sua influência sobre a Previdência Social, a educação, a saúde, o meio ambiente e a atuação do Banco Central.
Houve manifestações de reconhecimento público a parlamentares que historicamente defendem a realização da auditoria da dívida pública com participação social. A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) participou de forma virtual.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg
 
								 
															

