O Dia Internacional da Mulher para as mulheres do Judiciário Federal em Minas foi lembrado como um momento de reflexão de todas e todos, através da oficina online “Inspiração feminina”, oferecida pelo Sitraemg e transmitida ao vivo pelos canais da entidade no Youtube (veja abaixo) e Facebook, nessa segunda-feira (8 de março).
Durante a oficina, a terapeuta Inês Guedes, que é psicologia formada pela universidade de Porto (Portugal), com formação também em terapia chinesa e técnicas de auto-cuidado, abordou o tema “Reflexões sobre a mulher – uma abordagem sanadora” e ensinou técnicas de auto-massagem às participantes.
A servidora aposentada Rosimare Alves, atualmente fisioterapeuta, integrante da pasta da saúde do Sitraemg, e também integrante do Núcleo de mulheres, considera que o evento foi uma oportunidade de reflexão sobre a saúde da mulher em seu aspecto mais global (físico, emocional, social, religioso, etc.) e não apenas em seu aspecto reprodutivo, como muitas vezes o tema é tratado. Segundo ela, em meio a jornadas duplas e triplas de trabalho, a prática da auto-massagem pelas mulheres é uma forma de cuidado com elas mesmas.
A coordenadora do sindicato também lembrou que, no universo de filiados do sindicato, assim como em todo o Brasil, as mulheres são maioria. São 60,44% de filiadas contra 39,56% de filiados. No país, segundo dados do IBGE de 2019, são 51,8% e 48,2%, respectivamente.