Representantes do Sitraemg participaram, na quarta-feira, dia 9 de agosto, do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública.
A coordenadora Joana D’arc Guimarães usou a tribuna para expor os prejuízos da Reforma da Previdência, aprovada em 2019, para o conjunto de servidores do país.
Ela destacou que a mudança nas regras atingiu os trabalhadores, sobretudo, as mulheres e trabalhadores que estavam prestes a se aposentar. Esses grupos tiveram que pagar um pedágio maior para acessar o direito.
As mudanças foram cruéis também, ressaltou Joana D’arc, com os servidores públicos que, quando na ativa, recolheram previdência sobre o salário que recebiam. “Hoje, aposentados, o servidor ganha valor baixo e é obrigado a contribuir com o Imposto de Renda e a recolher 14% para o INSS”, ressaltou.
A coordenadora pediu o apoio dos parlamentares para aprovação da PEC 555 que revoga a cobrança previdenciária dos servidores inativos.
Outras pautas
A coordenadora citou a afirmação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, de que a PEC 32 (Reforma Administrativa) está pronta para ser votada.
“Esse absurdo (PEC 32), que veio do governo passado, se aprovado, prejudicaria o serviço público ainda mais por proibir concurso, priorizar a terceirização e acabar com a estabilidade. Tudo isso depois de um período de retirada de direitos”, avaliou.
A exemplo do debate sobre previdência, Joana D’arc também defendeu a formação de frente ampla – com parlamentares e entidades sindicais. O objetivo é a defesa da antecipação da parcela da recomposição salarial e consolidação da data-base dos servidores, dentre outras pautas.
Além de Joana D’arc Guimarães, o Sitraemg foi representado pela coordenadora Eliana Leocádia e pelos coordenadores Nelson da Costa e Enilson Antônio Fonseca.
Assista ao vídeo
Leia mais
Sindicato vai ao STF defender a antecipação da recomposição salarial
Diga “SIM” à PEC que extingue a cobrança da contribuição previdenciária dos servidores inativos
Abaixo-assinado pleiteia antecipação da 3ª parcela da recomposição salarial
Assessoria de Comunicação
Sitraemg