Sitraemg defende em Brasília data-base, isenção de inativos e outras pautas

Além da defesa da revogação da contribuição de inativos, Sitraemg buscou apoio para outros projetos.
Compartilhe

Representantes do Sitraemg participaram, na quarta-feira, dia 9 de agosto, do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social Pública.

A coordenadora Joana D’arc Guimarães usou a tribuna para expor os prejuízos da Reforma da Previdência, aprovada em 2019, para o conjunto de servidores do país.

Ela destacou que a mudança nas regras atingiu os trabalhadores, sobretudo, as mulheres e trabalhadores que estavam prestes a se aposentar. Esses grupos  tiveram que pagar um pedágio maior para acessar o direito.

As mudanças foram cruéis também, ressaltou Joana D’arc,  com os servidores públicos que, quando na ativa, recolheram previdência sobre o salário que recebiam. “Hoje, aposentados, o servidor ganha valor baixo e é obrigado a contribuir com o Imposto de Renda e a recolher 14% para o INSS”, ressaltou.

A coordenadora pediu o apoio dos parlamentares para aprovação da PEC 555 que revoga a cobrança previdenciária dos servidores inativos.

Outras pautas

A coordenadora citou a afirmação do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira,  de que a PEC 32 (Reforma Administrativa) está pronta para ser votada.

“Esse absurdo (PEC 32), que veio do governo passado, se aprovado, prejudicaria o serviço público ainda mais por proibir concurso, priorizar a terceirização e acabar com a estabilidade. Tudo isso depois de um período de retirada de direitos”, avaliou.

A exemplo do debate sobre previdência, Joana D’arc também defendeu a formação de frente ampla – com parlamentares e entidades sindicais. O objetivo é a defesa da antecipação da parcela da recomposição salarial e consolidação da data-base dos servidores, dentre outras pautas.

Além de Joana D’arc Guimarães, o Sitraemg foi representado pela coordenadora Eliana Leocádia e pelos coordenadores Nelson da Costa e Enilson Antônio Fonseca.

Assista ao vídeo

Leia mais

Sindicato vai ao STF defender a antecipação da recomposição salarial

Diga “SIM” à PEC que extingue a cobrança da contribuição previdenciária dos servidores inativos

Abaixo-assinado pleiteia antecipação da 3ª parcela da recomposição salarial

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags