No primeiro Ato Público com nova diretoria, SITRAEMG convoca servidores para mobilização e informa que sim, há verba para o PCS

Compartilhe
Servidores reunidos durante ato público: há verba para o PCS, o que deve ser feito agora é muita pressão (Foto: Erinei Lima)

Cerca de 200 servidores compareceram à porta do prédio do TRE na Avenida Prudente de Morais para prestigiar o primeiro dos três Atos Públicos em defesa do PCS, agendados para esta e para a próxima semana. Este também foi o primeiro Ato Público sob o comando da nova diretoria executiva do Sindicato, empossada em 1º de junho deste ano.

A coordenadora geral do SITRAEMG, Lúcia Bernardes, abriu o ato frisando a necessidade de mobilização pela aprovação do PCS da categoria e informou da presença de Hebe-Del Kader e Débora Mansur, também coordenadores do Sindicato, em Brasília, onde participariam de diversas atividades pelo PCS e acompanhariam sessão do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, na qual seriam discutidos temas de interesse da Justiça do Trabalho mineira (veja relato de Débora aqui).

Após Lúcia parabenizar os colegas que desceram de seus locais de trabalho e vieram de outros tribunais para prestigiar o ato, o coordenador executivo Paulo Márcio Santos leu ofício do ministro Cezar Peluso (veja-o aqui – em PDF), presidente do Supremo Tribunal Federal – STF, rebatendo a Nota Técnica nº 12 da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, publicada em 17 de julho. O ofício de Peluso, endereçado ao presidente da Comissão de Finanças e Tributação – CFT, deputado Cláudio Puty (PT-PA), refuta as afirmações da nota de que não há verba para o PCS. O objetivo, segundo Lúcia, é entregar cópias deste ofício a todos os presidentes e diretores gerais dos tribunais mineiros, para incentivá-los a apoiarem os servidores na luta.

“Essa carta nos dá um fôlego novo, porque mostra que finalmente o Peluso resolveu se mexer”, disse Lúcia, referindo-se ao ofício. Hélio Ferreira Diogo, também coordenador do Sindicato, leu o quadro de greve nacional e destacou que a greve é o único instrumento que os trabalhadores possuem e acrescentou que “temos que construir um movimento, ir de seção em seção, de vara em vara, chamando os colegas para participar”, para logo depois pedir um apitaço para os estados em greve.

Ainda sobre a necessidade da categoria fazer pressão pela aprovação do PL 6613/2009, a coordenadora do SITRAEMG aproveitou para citar a enquete realizada recentemente pelo Sindicato nos locais de trabalho de Belo Horizonte perguntando aos servidores que tipo de ação eles gostariam de realizar em prol do PCS (veja os resultados). Na média, os servidores escolheram realizar atos públicos e paralisações – no entanto, 9% do total de votantes opinou que não faria “nada”.  A estes, Lúcia enviou um recado: “sabe qual o reajuste que esse servidor vai ter? Nada!”, criticou.

Formas de remuneração

O debate sobre as formas de remuneração da categoria veio à tona durante o ato público realizado hoje em frente ao TRE, em Belo Horizonte. A coordenadora geral Adriana Valentino leu para os presentes a carta do SITRAEMG direcionada aos filiados esclarecendo a polêmica enquete realizada pela internet, no site do Sindicato, sobre remuneração e reforçando as ações que serão feitas para ampliar o debate sobre os prós e contras do subsídio e do PCS.

Ao passar a palavra a quem quisesse falar, os ânimos entre defensores do PCS e do subsídio se exaltaram e, apesar do discurso mais parcimonioso de alguns servidores em defesa de uma unidade que beneficie toda a categoria, foi preciso uma intervenção de Lúcia Bernardes chamando para a discussão de ideias em um momento mais apropriado e com mais calma de ambos os lados. Ao final do ato, os servidores foram conclamados a participarem dos outros atos públicos em prol do PCS previstos para a próxima semana, entre as 12h e as 14h, nos dias 12 e 14 de julho, na Justiça Federal (Av. Álvares Cabral, 1805) e no TRT (Rua Mato Grosso, 468), respectivamente.

Confira mais fotos do ato:

[nggallery id=52]

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags