O Sitraemg reuniu-se com a diretora-geral do TRE-MG, Cassiana Lopes Viana, e a secretária de Gestão de Pessoas, Maria da Glória Araújo, na quarta-feira, 24 de setembro, para dialogar sobre o provimento de novos cargos efetivos naquele tribunal.
Embora a demanda tenha sido trazida pelos servidores aprovados no 1º Concurso Nacional Unificado da Justiça Eleitoral, trata-se pauta prioritária para o SITRAEMG.

Na reunião, a entidade foi representada pelos coordenadores Antônio Carlos de Andrade Filho e Marjory Pereira de Sousa.
A recomposição da força de trabalho da Justiça Eleitoral mineira é fundamental para a materialização da democracia em nosso Estado, bem como para diminuir a sobrecarga de trabalho nas unidades que eventualmente se encontrem em situação crítica de pessoal.
Além disso, existe uma apreensão dos concursados que ainda aguardam ser chamados. Eles buscam informações sobre novas nomeações, desistências, entre outros.
Conforme informações divulgadas pelo site do Tribunal, até o momento foram feitas 113 nomeações. Em agosto foram 45, sendo 18 para o cargo Analista Judiciário Área Judiciária, 15 para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa/Apoio Especializado e 12 para o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa/Apoio Especializado. Foram então contempladas as especialidades arquitetura, contabilidade, engenharia civil, estatística, medicina do trabalho, psicologia, psiquiatria, serviço social, tecnologia da informação, polícia judicial e programação de sistemas.
Em setembro foram feitas mais 68 nomeações, todas para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa, sendo 12 para a Secretaria do Tribunal e 56 para cartórios eleitorais do interior.
Segundo as representantes do Tribunal, até o final deste ano estão previstas mais nomeações, até o total de 140, que acontecerão após o concurso de remoção interno, que dar-se-á em breve.
Os aprovados no 1º Concurso Nacional Unificado da Justiça Eleitoral para Minas Gerais ainda não nomeados devem ficar atentos. As pessoas nomeadas receberão um e-mail do TRE-MG avisando sobre as próximas etapas a serem cumpridas. Entre elas, a apresentação de documentos e agendamento de exame médico e entrevista de admissão. A mensagem será enviada pelo endereço segec@tre-mg.jus.br.
A diretora-geral e a secretária de Gestão de Pessoas disseram que há mais vagas além das 113 já ocupadas e das 27 que serão preenchidas até o final de 2025. Porém, novas nomeações além dessas, somente poderão acontecer a partir de eventual estudo do quadro e mediante disponibilidade orçamentária e autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esclarecendo dúvidas levantadas pelos concursados, elas também asseguraram que todas as nomeações são feitas dentro das normas e da legislação, e a distribuição dos servidores se dá de acordo com as necessidades do Tribunal. Também foi respeitado o regime de cotas na classificação dos participantes do certame.
Assessoria de Comunicação
Sitraemg