Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Sitraemg acompanha vistoria no funcionamento do gerador de energia do prédio dos cartórios eleitorais de BH

Técnicos demonstraram que os ruídos emitidos e o ar exalado quando o gerador é acionado estão de acordo com as exigências ambientais. Tribunal busca solução para dissipação do gás sem atingir os servidores e os transeuntes da via pública
Compartilhe

Conforme prometido pelo diretor-geral do TRE-MG, Rodolfo Pacheco, ao receber a Direção do Sitraemg em reunião realizada no dia 1º de junho, o sindicato foi convidado para acompanhar o trabalho de vistoria do funcionamento do gerador de energia do edifício Pio Canedo, onde funcionam os cartórios eleitorais de Belo Horizonte.

O funcionário Leopoldo Lages, do setor de Serviços Externos do Sitraemg, foi designado para o acompanhamento do trabalho, realizado pela empresa Manutesp no dia 19 de junho. O gerador está instalado no setor G2 do estacionamento do edifício, com sistema de exaustor voltado para a parte exterior do imóvel.

Entenda o caso

A partir de relatos de servidores lotados no prédio, o sindicato tomou conhecimento de que, para suprir eventuais quedas de energia elétrica do imóvel, um técnico constatara que o gerador utilizado pelo Tribunal estaria emitindo um ruído intenso, provocando uma sensação de rarefação de oxigênio e exalando cheiro de gás. Isso estaria gerando apreensão entre os servidores.

Em ofício encaminhado ao Tribunal, em novembro passado, o sindicato pediu esclarecimentos formais a respeito da questão. Solicitou a realização de avaliação técnica para medição dos níveis de gases, verificação da integridade estrutural do piso e das intervenções realizadas e análise de vibração e seus efeitos sobre a estrutura do edifício.

Na reunião de 1º de junho, os representantes do Tribunal reiteraram os esclarecimentos que haviam sido dados ao sindicato por meio de ofício encaminhado pelo diretor-geral, Rodolfo Pacheco, no dia 11 de maio.

O então secretário de Gestão de Serviços, Luiz Vial, auxiliado por técnicos da Semap, afirmou que o gerador funciona de acordo com as normas de segurança e é acompanhado de perto por uma empresa especializada responsável por sua manutenção. Os ruídos emitidos estariam dentro dos limites de decibéis permitidos, e o gás emitido pelo uso do óleo diesel é ejetado por uma tubulação que segue do interior para fora do edifício.

Acompanhamento da vistoria

Conforme relato do funcionário do Sitraemg Leopoldo Lages, a vistoria foi feita pelos técnicos da Manutesp Samuel e Marcos. Também esteve presente o servidor do quadro e técnico Renato de Abreu e Barcelos, da Seção de Manutenção Predial da Capital e Região Metropolitana (Semap), indicado pelo colega de setor, servidor e técnico Victor Sérgio Lagasse da Silva, especialista em Edificações. Ambos participaram da reunião do sindicato com a administração do Tribunal no dia 1º de junho.

Leopoldo esteve com os três onde o gerador está instalado e os acompanhou por toda a extensão da tubulação de escape do gás eliminado pelo combustível propulsor do equipamento, incluindo o setor G2 do estacionamento, o mezanino e as duas portarias. Mostrou-lhes cópias de documentos com as solicitações do sindicato para que o Tribunal buscasse solução para os problemas (veja aqui) e com a resposta da Diretoria-Geral do Tribunal (veja aqui).

Os técnicos informaram que os problemas que antes ocorriam já haviam sido corrigidos pela ST Manutenções em Grupos Geradores Ltda, empresa antecessora da Manutesp nos serviços de manutenção.

Em algumas situações, o funcionário do Sitraemg conversou com servidores do Tribunal que trabalham ao longo do percurso da tubulação. Explicou que estava ali exatamente para averiguar se o gerador, quando em funcionamento, estaria trazendo incômodo e ameaças à saúde de quem trabalha no entorno da área abrangida pelo equipamento. Os servidores abordados confirmaram as explicações dadas pelos técnicos da empresa e pelo técnico-servidor do Tribunal, de que os ruídos resultantes do funcionamento do gerador, assim como a fumaça expelida, estão dentro das normas ambientais estabelecidas.

Extensão da saída da tubulação para dissipação do gás

Na reunião de 1º de junho, o diretor-geral do Tribunal havia sugerido a possibilidade de estender um pouco mais, para cima, o final da tubulação para que gás dissipe sem retornar para dentro do prédio ou atingir os transeuntes da Avenida do Contorno.

A assessoria de comunicação do sindicato entrou em contato esta semana com Victor Sérgio Lagasse da Silva indagando se havia sido dado algum encaminhamento ao procedimento sugerido pelo diretor-geral.

Em resposta, Victor Sérgio enviou à assessoria de comunicação, por e-mail, cópia de solicitação feita pela Semap à BP Engenharia, empresa responsável pela manutenção predial, do “prolongamento do duto de exaustão do gerador do Pio Canedo, com a descarga próxima a entrada da CAE, de forma que ela descarregue para cima”. A Semap solicitou o atendimento do serviço, “em caráter programado, no prazo de 30 dias”, a contar do dia 16 de  junho.

Leia mais:

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags