Nos dias 23 e 24 de março, sábado e domingo, a coordenadora-geral Eliana Leocádia e o coordenador Executivo Enilson Antônio Fonseca participaram, em Brasília, da 1ª Plenária da Campanha Nacional por Direitos Sociais.
O encontro, organizado pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública, ocorreu no auditório do Sindicato dos Bancários. Participaram entidades e lideranças das centrais sindicais e movimentos sociais.
O objetivo foi articular e fortalecer as lutas sociais para enfrentar as graves restrições impostas nos investimentos sociais, primeiro pelo pagamento dos juros da dívida pública, por meio do teto de gastos e, agora, pelo arcabouço fiscal.
Enilson destaca a importância da Plenária para discutir direitos sociais historicamente negados para a população. “Sucessivamente, os governos priorizam o pagamento da dívida pública, o que impede que direitos sociais sejam garantidos. Buscamos, nesse encontro, criar condições para mobilizar a sociedade para cobrar a implementação, verdadeira, de direitos previstos na Constituição Federal”.
A partir do evento, foram criados fóruns regionais para irradiar a mobilização nos estados. O objetivo é fazer com os direitos sociais não sejam apenas retóricos, que o Artigo 6º da Constituição seja implementado e que a população possa usufruir da justiça social em sua plenitude.
“O Sitraemg está na luta pelo PJU e, também, pelos direitos da sociedade brasileira, de maneira geral, pois este também é papel do sindicato”, afirma Enilson Antônio.
Leia mais
Auditoria Cidadã da Dívida prorroga inscrição para curso à distância
Assessoria de Comunicação
Sitraemg