A sessão do Congresso Nacional, marcada para esta quarta-feira (10/08), às 14 horas, foi adiada por pedido da deputada Érika Kokay (PT/DF), sobre o argumento de falta de quórum. Caso a sessão fosse estabelecida, o PLN 03/16 constaria como 7º item da pauta, e seria discutido e votado logo depois da apreciação dos vetos presidenciais.
Segundo o coordenador geral Igor Yagelovic, que acompanhava a instalação da sessão no plenário do legislativo em Brasília, faltaram apenas 4 senadores para o estabelecimento do quórum mínimo para ínicio da sessão. Segundo o coordenador, por causa do horário da sessão, que acontece ao mesmo tempo que muitas das comissões, muitos senadores se atrasaram. Sendo que, logo após o encerramento, 3 senadores chegaram ao plenário da Câmara.
Próximos passos
A delegação do SITRAEMG permanece em Brasília para fazer corpo a corpo com os parlamentares sobre as pautas de interesse da categoria. E ainda nesta tarde, junto com a Fenajufe, dirigentes dos Sindicatos de SP, DF, RS e GO, além de chefes de cartório de outros outros estados, participou de reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), para articular nova reunião do Congresso Nacional, que deve acontecer entre os dias 23 e 24 de agosto. A atuação da servidora Sueli Aparecida de Oliveira Bissi do Paraná junto ao deputado federal Rubens Bueno (PPS/PR) foi essencial para a realização da reunião. O SITRAEMG continuará atenta ao desenrolar do tema, e assim que a sessão for confirmada, iniciará a mobilização para o envio de caravanas à capital federal.
Os sindicalistas também se articularam com o deputado Domingos Sávio (PSDB/MG) e a senadora Rose de Freitas (PMDB/ES) que também se reuniram com o presidente do Senado para tentar marcar a reunião conjunta para a manhã do dia 23/08.
Após o fechamento dessa matéria foi confirmada reunião do Congresso Nacional para o dia 23/08, às 11:00.