Servidores do Judiciário em Minas Gerais aprovam calendário de mobilização por recomposição salarial

Compartilhe

Os servidores do PJU em Minas vão participar do calendário de lutas por reajuste salarial para todos os servidores públicos federais. A decisão foi tomada, por aclamação, em assembleia virtual realizada pelo Sitraemg na noite de terça-feira (18).

Proposto pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pela Fenajufe, o calendário começou na própria terça-feira (18). Na data, houve atos em Brasília e em vários estados. O Sitraemg participou de uma entrevista coletiva com outras entidades que compõem o Fosefe e realizou a AGE.

O calendário também prevê uma Plenária Nacional dos servidores públicos na quinta-feira (27). Para o dia 2, no retorno das atividades legislativas e da cúpula do Poder Judiciário, está prevista uma manifestação em Brasília.

De 14 a 25/02, os servidores entrarão em estado de greve reivindicando tratamento isonômico do governo na recomposição salarial do funcionalismo. Esses dias servirão de preparativo para uma greve geral do funcionalismo público indicada para começar em 9 de março.

A AGE aprovou a adesão ao calendário nacional de mobilizações, mas a categoria será novamente convocada para deliberar sobre a adesão à greve de 9 de março.

Toda pressão sobre o governo e o Congresso
Na AGE, o coordenador geral do Sitraemg Lourivaldo Duarte explicou que a mobilização do funcionalismo por recomposição salarial foi adiantada por uma decisão discriminatória do governo.

Ao final do ano passado, na votação do orçamento de 2022, a Câmara de Deputados reservou R$ 1,7 bilhão para o reajuste salarial do funcionalismo. Contudo, apenas os servidores da Polícia Federal e Rodoviária Federal e os agentes penitenciários seriam contemplados. Essa decisão serviu de gatilho para que as demais categorias do funcionalismo se mobilizassem.

Lourivaldo esclareceu, no entanto, que o governo precisará de mais recursos para atender todas as categorias. Somente no Judiciário, lembrou, as perdas salariais acumuladas desde 2016 já ultrapassam 30%.

O coordenador destacou que será preciso haver pressão do funcionalismo para que o Executivo e o Legislativo busquem os recursos necessários para a recomposição salarial.

Lourivaldo informou que o Sitraemg cobrou a cúpula do Poder Judiciário por reajuste salarial. E comunicou que o sindicato tem audiência com a ministra Rosa Weber, presidente em exercício do Supremo, na quinta-feira (20). Na sexta-feira (21), a reunião será com o diretor-geral do STF, Edmundo dos Santos Filho.

Núcleo de técnicos será aberto à participação de todos os filiados do segmento
A AGE aprovou a abertura do Núcleo de Técnicos à participação de todos os filiados do segmento.

O coordenador executivo Domingos Sávio reforçou o convite para a reunião do Núcleo de Técnicos que será realizada na quinta-feira (20), 20 horas.

O encontro debaterá a elaboração do regulamento e regimento interno do Núcleo. Além disso, a reunião escolherá os coordenadores do grupo e discutirá questões gerais, como nível superior. Outro tema será o 6º Encontro do Coletivo Nacional da Fenajufe de Técnicos do PJU e do MPU (Contec), da Fenajufe, agendado para o dia 29 deste mês.

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags