Servidores de 17 estados já decidiram parar pelo PCS

Compartilhe

Greve nacional no Judiciário Federal e MPU contra o congelamento salarial começou no dia 6, já atinge 10 estados e deve alcançar mais 7 em menos de uma semana

Servidores de pelo menos 17 estados do país já decidiram em assembleias aderir à greve nacional, iniciada no dia 6 de maio pela aprovação do PCS-4 e contra o congelamento salarial que o governo Lula tenta impor ao funcionalismo. Em Minas Gerais, a paralisação começa no dia 12.
A greve foi deflagrada a uma semana de uma data decisiva para os servidores: o projeto de lei que ameaça congelar salários (PLP 549/2009) poderá ser votado na sessão do dia 12 da Comissão de Trabalho da Câmara. Os servidores pressionam para que o PL 6613/2009, do PCS do Judiciário Federal, também entre na pauta nesse dia.
A mobilização dos servidores parece já surtir algum efeito na movimentação da cúpula do Judiciário. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowiski, teria conversado com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), sobre o PCS do Judiciário, no encontro que os dois tiveram na quinta-feira 6, primeiro dia da greve. Segundo a coluna do jornalista Ricardo Noblat, Lewandowiski teria alertado Temer sobre a paralisação no Judiciário em um ano que tem eleições. Noblat afirma ainda que nos próximos dias quem visitará a Câmara será Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal.

A paralisação começou com a adesão de servidores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso (desde o dia 5), Amazonas e Roraima (desde o dia 3). O TRE da Bahia entrou na greve no dia 7. Houve ainda paralisações e protestos, nos dias 5 e/ou 6, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Pará, Pernambuco e no Paraná, embora sem que a categoria tenha parado por tempo indeterminado.

Decidiram quando entram na greve os servidores do Piauí (segunda, 10); Paraná, Minas Gerais, SP/Campinas (TRT-15), Pernambuco, Paraíba, Rondônia/Acre (JT) e Brasília (todos a partir do dia 12).

Por Hélcio Duarte Filho,
jornalista do Luta Fenajufe, especial para o SITRAEMG

Quadro nacional da greve*

Estados em que a greve já começou

AMAZONAS/RORAIMA – Greve desde 3 de maio estimada em 50% de adesão na JT (Sitra-AM/RR), com muitas audiências suspensas e setores parados; TRE (Sinjeam-AM) com paralisação em torno de 60%. Os dois sindicatos vêm atuando juntos.

MATO GROSSO – Em greve desde 5 de maio. O Sindijufe-MT informa boa adesão; caravanas vão tentar expandir a greve para o interior; enviará uma delegação a Brasília no dia 12, para as manifestações previstas.

SÃO PAULO – Greve na capital, Baixada Santista, ABC e Taubaté iniciada no dia 6, informa o Sintrajud. A paralisação na capital é estimada em 56% no Fórum Trabalhista Barra Funda , 40% no TRF e 30% na JF Pedro Lessa. O TRE parou por uma hora e faz assembleia dia 10 para decidir a greve. A greve é forte na Baixada Santista e no ABC.

SANTA CATARINA – Segundo o Sintrajusc-SC, a greve começou pela Justiça do Trabalho, na capital e em cidades do interior.

ALAGOAS – A greve começou no dia 6 nas Justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral, informa o Sindjus-AL. Fazem, nesta sexta-feira 7, café da manhã em frente ao TER e de lá seguem em passeata até o TRT, onde haverá ato unificado com servidores de todos os tribunais e da Procuradoria.

RIO GRANDE DO SUL – Segundo o Sintrajufe-RS, a greve começou no dia 6 na JT (capital e mais 11 cidades), na JF e TRE.

MARANHÃO – Servidores da JF, do Fórum Trabalhista e do TRT sede iniciaram no dia 6 a greve por tempo indeterminado, informa o Sintrajufe-MA. A JF só atende casos emergenciais. Na Distribuição, há apenas um servidor trabalhando. Oficiais de justiça também aderiram. Paralisação consolidada na 1ª Instância da Capital e avançando na sede do TRT. Na Justiça Eleitoral, assembleia dia 7 define a adesão. No MPU (PR e PT), greve dias 12 e 13 de maio, com avaliação diária.

BAHIA – A greve começou no TRE no dia 7 de maio. No TRT e na Justiça Federal (capital, Feira de Santana, Campo Formoso, Jequié, Vitória da Conquista, Barreiras e Eunápolis) a greve começa no dia 10. A Justiça Federal Militar também entra na greve no dia 10.

Estados com data marcada para aderir à greve

MINAS GERAIS – Greve começa dia 12, conforme assembleia deliberativa no dia 6, informa o SITRAEMG. Teve atos com paralisações nos dias 5, 6 e 7, e há mais dois agendados para os dias 10 e 11.

PIAUÍ– A greve começa dia 10 de maio, informa o Sintrajufe-PI.

CAMPINAS/SP – Os servidores da JT da 15ª Região iniciam a greve por tempo indeterminado a partir do dia 12 de maio, informa o Sindiquinze.

BRASÍLIA – O Sindjus-DF informa que a greve no Judiciário e MPU começa dia 12 de maio.

PERNAMBUCO – Greve começa no dia 12, informa o Sintrajuf. Na quinta-feira (6) houve paralisação de 24 horas.

PARANÁ – Greve na Justiça do Trabalho a partir do dia 12, informa o Sinjutra; teve ato com paralisação no dia 5.

PARAÍBA – Greve a partir do dia 12, informa o Sindjufe.

RONDÔNIA/ACRE – A greve na Justiça do Trabalho começa dia 12, informa o Sinsjustra.

Estados em mobilização

PARÁ/AMAPÁ – Assembleias no TRT e no TRE no dia 10 para decidir a greve. No dia 6 houve assembleia setorial com ato público no TRT

RIO DE JANEIRO – Paralisação de 24h no dia 11; paralisações setoriais nos dias 6 e 7.

TOCANTINS – Assembleia geral no dia 10 decide sobre a greve.

MATO GROSSO DO SUL – Realiza rodada de assembleias setoriais para organizar a greve, informa o Sindjufe-MS..

GOIÁS – Assembleia geral no dia 7 vai decidir sobre o início da greve, informa o Sinjufego-GO.

CEARÁ – Na JF (Sintrajufe-CE), foi aprovado estado de greve; a próxima assembleia geral está marcada para 19 de maio. No TRE (Sinje-CE), houve paralisação de 2h dia 6.

*Com base em informações dos sindicatos e da Agência Fenajufe de Notícias – até 10h de 7/5/2010

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags