Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Seminário Setorial em Juiz de Fora reúne Informações Jurídicas, arte e cultura.

Compartilhe

No dia 01/07/17 Juiz de Fora sediou um Seminário Setorial Jurídico/Sócio Cultural promovido pelo SITRAEMG. O evento, além de promover debates acerca de questões pertinentes da categoria e da atual conjuntura do país, também teve apresentações artístico-culturais. 

A solenidade aconteceu na Granja Esperança de Óculos, no Condomínio Terras do Comendador, no bairro Filgueiras, em Juiz de Fora. Abrindo o evento, o Coordenador Regional Olavo Antônio de Oliveira deu boas vindas aos presentes. O Anfitrião Lauro Higino, servidor da JMU, deu o pontapé inicial ao evento lendo uma crônica escrita pela poetisa Crystianne Barreto dos Santos(Servidora da 152ª Zona Eleitoral de Juiz de Fora).

Logo depois, iniciaram-se os debates. Para conduzir a roda de conversa o Advogado Sindical Dr. Rudy Cassel foi convidado.  O primeiro tema debatido foi a Resolução 219/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Resolução dispõe sobre a Redistribuição e a movimentação de servidores,  Cargos em Comissão e FC”s nos órgãos do Poder Judiciário de primeiro e segundo grau, assuntos que o SITRAEMG já tem levado a discussão em plenárias e reuniões. 

O segundo tema foi sobre a Revisão Geral Salarial dos 13,23%. Foram destacados, inclusive, intervenções do Sindicato contra a estagnação salarial como a ação no STJ.  O terceiro tema em discussão se refere à Resolução 88, também do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a jornada de trabalho do servidor. O Artigo 1º da referida Resolução preconiza que a jornada de trabalho dos servidores do Poder Judiciário é de 8 horas diárias e 40 horas semanais, a não ser que exista legislação local ou especial que modifique a carga horária. 
Assim, o Dr. Rudy lembrou que a jornada de seis horas é legal, conforme o artigo 19 da lei 8.112/90. Em fevereiro do ano passado, o Sindicato protocolizou um pedido contra a Resolução e em defesa da diminuição da jornada de trabalho.

O último assunto discutido foi a questão do Rezoneamento das Zonas Eleitorais, situação que pode eliminar diversos cargos e ainda sobrecarregar o trabalho de servidores.  Durante toda a rodada de conversa os servidores esclareceram dúvidas com o Advogado Dr. Rudy Cassel e ainda pontuaram outras questões do eixo temático das discussões. Também nesta oportunidade foram sugeridos vários pleitos de naturezas diversas, inclusive para que o Jurídico do SITRAEMG analise a possibilidade de tomar alguma providência no sentido de  tornar sem efeito a Resolução do CNJ que determina as intimações por Whatsapp.

O público estava eclético:  além dos filiados de Juiz de Fora, o evento também contou com participação de outras cidades da Zona da Mata. A filiada Carla Oliveira Cardoso veio da cidade de Além Paraíba para participar do evento. Para ela, solenidades como essa são importantes para que o filiado saiba dos rumos de sua categoria e como construir um futuro melhor. 

O filiado Paulo Henrique veio da cidade de Muriaé. Servidor na Justiça Federal, ele ressaltou que ações artístico-sociais realizadas pelo sindicato também são importantes para estreitar os laços entre a instituição e o sindicalizado.  “Esse sentimento de querer estar,  ficar e formar um só corpo.” – destacou. Vindo de Ponte Nova, Jonathas Josué da Costa, também servidor da Justiça Federal, diz que não perde nenhum evento promovido pelo sindicato. “É o 3º ano consecutivo que eu participo de um evento promovido pelo SITRAEMG. Eles são importantes porque promovem capacitação e  integram os servidores.” 

Após os debates aconteceu um coffe break. Em seguida Lauro Higino leu uma crônica escrita pela servidora Daniella de Alencar, da Turma Recursal de Juiz de Fora Justiça Federal. Adiante,  os ex-coordenadores Alexandre Magnus e Alan Macedo expuseram sobre as diversas lutas da última gestão, como a exigência maior de produtividade do teletrabalho, a Emenda Constitucional da Data-base e o direito de advogar para os servidores do Judiciário. Para que a luta continue, prometeram também entregar questões importantes que ainda precisam ser conquistadas. 

Apresentações

A segunda parte do evento ficou por conta de diversas apresentações artísticas. Pra começar, Lauro Higino leu outra Crônica. Em seguida o Coordenador Olavo Oliveira declamou uma poesia.  A primeira a entrar no palco, foi a banda Viola da Terra, do servidor Eder Emílio Junqueira Kegele, da Justiça do Trabalho, tocando clássicos da moda de viola. 

Prosseguindo, foi apresentada a peça teatral e musical, “Certezas de íntimas dúvidas”, escrita por Lauro Higino e estrelada pela atriz Renata Brandão. A peça situa-se no fenômeno de ascensão da classe “c”, e conta a história de uma moça da periferia que vai morar no centro da cidade em uma república. À noite, dentro do seu quarto, começa a refletir sobre sua vida, seus amores, sua relação com a família e seu futuro.

Continuando as apresentações, o grupo de samba raiz Visceral fez todos os presentes dançarem ao som de samba. Canções consagradas, como Tiro ao Álvaro e Trem das Onze de Adoniran Barbosa, fizeram parte do repertório da banda.  Para finalizar a noite, a atriz Renata Brandão voltou ao palco com sua banda com clássicos do MPB e do Pop rock brasileiro.

Ressalta-se que em todo decorrer do evento, compareceram cerca de 130 pessoas entre servidores filiados e seus familiares. Desta forma, os Coordenadores Regionais da Zona da Mata, Olavo Oliveira e Sandro Pacheco agradecem a toda diretoria do SITRAEMG e todos os funcionários que deram apoio e participaram direta ou indiretamente deste Seminário Setorial.

Confira fotos do evento abaixo:

Assembleia Setorial Juiz de Fora - 01/07/2017

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags