Roda de Conversa colocou saúde e autocuidado em destaque

Compartilhe

O Sitraemg realizou  no dia 24 de outubro, terça-feira, a Roda de Conversa – Outubro Rosa. A atividade, no formato on-line  e presencial, na sede da entidade, permitiu o encontro entre filiadas e filiados de todas as regiões do Estado.

O evento foi aberto pelo Coral Acordos e Acordes, do Sitraemg. Em seguida teve palestra e debate com a presidente da Associação de Prevenção do Câncer na Mulher (ASPRECAM), Mônica Bessa.

Elimara Gaia e Mônica Bessa mediaram a Roda de Conversa

Dados oficiais mostram que, quando diagnosticado e tratado na fase inicial, as chances de cura do câncer de mama chegam a 95%. Por isso, um dos principais pontos da Roda de Conversa  foi sobre a prevenção e, sobretudo, a  detecção precoce da doença.

Mônica destacou que há um tripé de ações importantes na prevenção que são: Autocuidado (incluindo o autoexame da mama), a mamografia e o exame clínico. “Isso pode salvar a vida de mulheres e até de homens, pois o câncer de mama é mais raro no grupo masculino, mas acontece”.

A especialista também citou situações e hábitos que aumentam o risco da doença:  O sedentarismo, o alcoolismo, o tabagismo e o uso indiscriminado de hormônios.

Veja a apresentação de Mônica Bessa

Palestra OUTUBRO ROSA 2023 – SEMS

Histórias de superação

Além de dicas e informação confiável, a Roda de Conversa foi espaço para servidoras que viveram a jornada de tratamento do câncer de mama darem o seu testemunho.

Dentre as convidadas, estava a servidora aposentada do TRT, em Juiz de Fora, Maria Gorete de Paula Amaro, que venceu a batalha contra o câncer de mama em 2015. Gorete fez um relato emocionante de como a experiência até a cura foi penosa e, também, como foi uma oportunidade para grande crescimento existencial.

Maria Gorete, do TRT e Juiz de Fora, diz que nem tudo são perdas no tratamento

A oficial de justiça do TRT, Angela Maria Resende, também contou a sua batalha para vencer o câncer de mama. “Foi pesado, mas a cicatriz que ficou no meu corpo traz a minha história e, quando a vejo, penso na minha superação. Minha vida hoje é boa: Tem amigos, esporte, batuque no bloco do Sitraemg (A Justiça Não é Cega)  e prevenção, sempre”, contou para os colegas na Roda de Conversa.

A servidora do TRT, Ângela Maria Resende, fez um relato surpreendente

A servidora do TRT e diretora no Sicoob Coopjus, Regina Dinelli, também participou da Roda e compartilhou um pouco da sua  jornada durante o tratamento. “No meu caso a doença foi detectada, em 2020, bem no início, felizmente. Tive o apoio da família, dos amigos e bons cuidados médicos. Estou na fase de exames periódicos e firme, Graças a Deus”.

Muito além das expectativas

A coordenadora do Sitraemg, Elimara Gaia, que atuou na  organização da atividade, destacou o envolvimento dos convidados em  mais de duas horas de debate.

Ao final, ela fez um chamado para os participantes. “Homens e mulheres, cuidem-se e se amem. Este é o melhor caminho para uma vida saudável”, convocou.

As coordenadoras Joana D’arc Guimarães e Alessandra Matias também representaram o Sitraemg na atividade.

Joana D’arc Guimarães destacou a importância do relato das servidoras para reforçar o papel da prevenção no combate à doença. “Vimos, hoje, nesta conversa promovida pelo sindicato, que são pequenas coisas – cuidados pessoais e políticas públicas – que influenciam na saúde das pessoas,” resumiu.

Assista a íntegra da Roda de Conversa – Outubro Rosa

 

 

Conheça hábitos que ajudam a prevenir o câncer de mama

Diagnóstico e tratamento precoce são aliados no combate ao câncer de mama

Sitraemg convida para Roda de Conversa sobre prevenção do câncer de mama

Sitraemg abraça a campanha Outubro Rosa

Participe da Roda de Conversa sobre o Câncer de Mama: prevenção, cuidados, tratamento e importância do apoio familiar

Outubro Rosa: alerta especial para o câncer de mama e do colo do útero

Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama

Assessoria de Comunicação

Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags