Última sexta-feira do mês é dia de encontro dos aposentados e pensionistas filiados ao SITRAEMG. E nesta sexta, a reunião do segmento contou informes sobre a PEC 555/2006 (fim da cobrança da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas); a tradicional comemoração com os aniversários do mês de maio, coquetel e sarau, este recheado de poemas e poesias, casos, histórias e músicas, algumas delas compostas por filiados e acompanhadas por violão e piano. O evento contou, ainda, com a presença de Clélia Moreno, cantora e pianista aposentada pelo TRT.
Sobre a PEC 555/2006, os aposentados Catarina Maria Melo, João Baptista Sellera Barbaro (membro da nova Diretoria Executiva do Sindicato) e Maria Eunice Camilo Diniz (foto abaixo), que representaram Minas na última mobilização em Brasília (DF), na Câmara dos Deputados, no último dia 29, informaram que o movimento, que lotou o auditório Nereu Ramos, foi produtivo. Segundo eles, muitos deputados discursaram em favor da PEC mostrando a necessidade de ela ser votada, o que pode acontecer nesta segunda-feira, 2 de junho (veja detalhes aqui).
Agradecimentos
Lúcia Maria Bernardes de Freitas, uma das coordenadoras gerais do Sindicato até então, em nome da gestão que ora se despede da direção da entidade, deu boas vindas aos colegas aposentados e pensionistas presentes à reunião. Bernardes agradeceu pela união e dedicação do segmento durante os últimos três anos, nas lutas da categoria, sobretudo àquelas que dizem respeito direto aos aposentados.
Adriana Corrêa Valentino, também coordenadora geral do Sindicato, agradeceu os colegas presentes, demais servidores da ativa e funcionários do SITRAEMG, que caminharam ao lado dos dirigentes sindicais.
Saudações
Integrantes da nova Diretoria Executiva do SITRAEMG, que iniciam seus trabalhos na próxima segunda-feira, 2 de junho, também estiveram presentes na reunião dos aposentados e pensionistas e, na oportunidade, saudaram os convidados. Etur Zehuri agradeceu os colegas e destacou a “importantíssima” participação dessa parcela de servidores do Judiciário Federal mineiro nas diversas atividades promovidas pelo SITRAEMG. Célio Izidoro fez um chamado para a construção, cada vez maior, da união entre a categoria. “É com união que buscaremos das direções dos tribunais, condições dignas de trabalho, aliando a estas, maior qualidade de vida para os servidores da ativa e para aqueles que já se aposentaram”, disse Izidoro, chamando os colegas a caminharem junto com a nova gestão nos próximos três anos. Vilma Lourenço reforçou o convite de Izidoro, lembrando que o Sindicato é de toda a categoria, e que os servidores devem lutar pela manutenção dos direitos e contra qualquer tentativa de retirada destes.
Ao saudar os colegas, outro coordenador sindical, Nilson Jorge de Moraes, disse que aposentadoria é a verdadeira boa idade. “Os aposentados vão às lutas, defendem seus direitos e também os dos colegas da ativa”, destacou, parabenizando-os por terem a força do passado e a experiência do presente. João Baptista Sellera Barbáro chamou a atenção dos colegas para a importância da participação da categoria. “A direção sindical não caminha sozinha; ela necessita de filiado participativo”, disse Sellera. Em seguida, agradeceu a gestão do Sindicato que ora termina, parabenizando a sindicalista Lúcia Maria Bernardes pela atuação no Sindicato nos últimos três anos, e colocou a nova Diretoria à disposição da categoria.
Durante o sarau, filiados mostram seus dons artísticos
Aniversariantes de maio