Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Projeto que cria varas federais terá tramitação terminativa no Senado

Compartilhe

Na manhã da última sexta-feira [19], o presidente do Sinjufego/GO, Cezar Prazeres, juntamente com a assessoria do sindicato; e o representante do movimento nacional pela aprovação do PL 5829/05, Daniel Tirandelli, reuniram-se com a senadora Lúcia Vânia [PSDB-GO] para tratar da aprovação do projeto que cria 230 Varas Federais em todo o país. O projeto encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal [com o número PLC 126/2009], onde aguarda definição de relator para a matéria. Na CCJ do Senado o projeto terá tramitação terminativa e, por isso, será votado apenas por esta Comissão e depois seguirá à sanção presidencial.

Cezar Prazeres inicialmente cumprimentou a senadora pelo trabalho realizado na CCJC do Senado, pela aprovação dos projetos que criam cargos de servidores [PLC 18/2009] e de desembargadores [PLC 66/2009] no TRT da 18ª Região. Lembrou que a atuação da parlamentar foi fundamental para a aprovação dos mesmos e que abriu caminho para que outros projetos de criação de cargos fossem também aprovados no Senado.

O representante do movimento dos concursados, Daniel Tirandelli, expôs à senadora a necessidade de aprovação do PLC 126/2009, uma vez que milhares de concursados de todo o país aguardam a criação das varas federais para poderem ser nomeados. Ressaltou ainda a necessidade do projeto ser aprovado sem emendas e também não ir à votação no Plenário, em razão de que havendo alteração no Senado o PLC retornaria à Câmara dos Deputados para a análise das emendas, o que demandaria tempo e inviabilizaria a nomeação dos aprovados.

Segundo matéria publicada pelo Sinjufego/GO, na reunião foi destacado ainda que a Justiça Federal possui um caráter peculiar em razão de ser superavitária, ou seja, a soma das receitas arrecadadas superam as despesas. Para comprovar essa afirmativa, foi entregue à senadora um relatório do Conselho Nacional de Justiça que dá informações sobre o orçamento da Justiça Federal nos últimos cinco anos. Foi entregue ainda pareceres aprovados na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, de Finanças e Tributação e também na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, além de parecer do Poder Judiciário pela aprovação do projeto.

O presidente do Sinjufego disse à senadora que seria importante que a mesma assumisse a relatoria do projeto na CCJC, por considerar que a parlamentar demonstrou ter compreensão da importância da criação de cargos para a melhoria da qualidade do serviço público.

A senadora afirmou ser fundamental que o Poder Judiciário tenha uma estrutura que possa atender as demandas da sociedade, e que não basta simplesmente exigir o cumprimento da lei, mas é preciso dar as condições necessárias para que Judiciário atue de forma célere, permitindo aos cidadãos de todo o país o livre e efetivo acesso à Justiça. Lúcia Vânia se comprometeu a atuar junto aos demais senadores pela aprovação do projeto. Disse que buscaria o convencimento de seus pares para a real necessidade de reestruturação da Justiça Federal.

Participaram ainda da reunião os assessores do Sinjufego Renato Rabelo, Alexander Salenkov, Fernando Barcelos, Erick Ferreira e Aldo Melo.

Nesta segunda-feira, 22 de junho, o sindicato vai se reunir, às 14h, com o Promotor de Justiça Aposentado João Gualberto, assessor em Brasília do senador Demóstenes Torres [DEM-GO], presidente da CCJ do Senado Federal.

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags