As coordenadoras do Sitraemg Joana D’arc Guimarães e Alessandra Matias Barbosa apresentaram a edição especial do programa A Voz do Servidor que debateu o Outubro Rosa, no dia 17 de outubro.
Sugestão de inclusão de parágrafo: A atração vai ao ar todas as quintas-feiras, das 17 às 18 horas, pela Rádio Autêntica Favela.
Para falar sobre a importância da prevenção da doença que é a primeira causa de morte por câncer na população feminina no Brasil, segundo o Instituto do Câncer, foram convidadas a servidora do TRT3 Ângela Maria Rezende e a vereadora de Cataguases Stefany Carli, que realiza um trabalho voltado para mulheres.
Prevenção, sempre
A oficiala de justiça do TRT Ângela Resende narrou a sua batalha para vencer o câncer de mama, confirmando a importância de as mulheres ficarem atentas aos alertas do próprio corpo, de várias formas.
A servidora contou que sempre foi cuidadosa com a saúde e que fazia exames de rotina. Apesar disso, em 2012, descobriu um câncer de mama de maneira inusitada.
Apesar da mamografia em dia e de a médica ter descartado a doença, a servidora teve um pequeno sangramento em uma das mamas (ectasia de ducto). Depois da consulta com um mastologista e da retirada de ducto para biópsia, foi confirmado que ela estava com um câncer no local, que não era visível na mamografia.
“Retirei a mama e, como a doença estava muito no início, a ponto de não ter nódulo, não foi preciso fazer quimioterapia. Depois disso, passado o susto, faço acompanhamento regular com todos os exames, fico bem atenta e tenho acompanhamento psicológico”, conta.
Doze anos depois, Ângela está com 59 anos e muito bem. Procura, no esporte, ativar a sua alegria: Corre meia maratona, participa das olimpíadas da Justiça do Trabalho, joga handebol e natação, e tem uma alimentação saudável, acompanhada por nutricionista.
“A todas as mulheres, eu aconselho olhar para si mesmas, com muito carinho e muito amor. A gente tem que se amar e se cuidar para enfrentar a vida. E, se acontecer de ter alguma pedra no percurso, tirar força em tudo que a gente tem: família, fé e os amigos”, recomenda Ângela Resende.
A importância dos hábitos e das políticas públicas
Stefany Carli falou sobre a importância da prevenção para o sucesso do tratamento do câncer. A vereadora considerou urgente fortalecer políticas públicas que garantam o acesso ao diagnóstico e ao tratamento oncológico para as mulheres de baixa renda.
Alessandra Matias e Joana D‘arc reforçaram a importância da prevenção – sobretudo por meio de hábitos saudáveis como a atividade física regular e a alimentação saudável – para evitar o câncer de mama e outras doenças. “Está provado que buscar alimentos sem agrotóxicos ajuda muito a manter a saúde”, alertou Joana D’arc.
Alessandra Matias lembrou de como o diagnóstico precoce permitiu o tratamento bem-sucedido do câncer de mama na sua mãe e tia. “Por causa do histórico familiar, desde os 35 anos faço rigorosamente a mamografia”, assegurou.
Durante o Programa, o sindicato doou quatro mamografias para serem sorteadas para as ouvintes da Rádio Favela- Autêntica FM.
Como ouvir
A Rádio Autêntica FM pode ser ouvida pela frequência 106,7 FM ou pelo celular, por meio de aplicativo que pode ser baixado neste link.
Mais informações sobre a emissora: https://www.radiofavelafm.com.br
Assessoria de Comunicação
Sitraemg
Leia mais
Coordenadoras e funcionárias do Sitraemg se mobilizam pela prevenção do câncer de mama
Roda de Conversa colocou saúde e autocuidado em destaque
Sitraemg convida para Roda de Conversa sobre prevenção do câncer de mama
Sitraemg abraça a campanha Outubro Rosa
Outubro Rosa: alerta especial para o câncer de mama e do colo do útero