Preocupação com os desafios de 2019 marca discursos de abertura da Reunião do Conselho Deliberativo

Compartilhe

Começou na noite desta sexta-feira (23/11), no Sênior Village Canto da Siriema (antigo hotel fazenda Canto da Siriema), no município de Jaboticatubas (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte, mais uma Reunião do Conselho Deliberativo do SITRAEMG, que ordinariamente se realiza uma vez por ano. Estão presentes membros da Diretoria Executiva e Diretores de Base, que constituem o Conselho. O evento prossegue até domingo (25/11).

IMG_4456

Na solenidade de abertura, os membros da diretoria executiva do Sindicato saudaram todos os diretores de base presentes e ressaltaram o importante papel desses colaboradores como representantes da entidade nos locais de trabalho. O coordenador geral Carlos Humberto Rodrigues, depois de ler a convocatória para o evento, registrou ainda a presença de colegas das várias regiões do estado. “Quem dera mais DB tivessem vindo, mas já é um bom número”, comemorou, lamentando que mais colegas não pudessem ter comparecido. “O importante não é a quantidade, mas a qualidade”, observou o também coordenador geral Igor Yagelovic, diante da alta relevância desse contato mais próximo da diretoria executiva com os diretores de base. O também coordenador geral Célio Izidoro manifestou sua expectativa de que, ao final do encontro, sairá uma proposta de lutas dos servidores do Judiciário Federal de Minas para 2019, diante do desafio que a pauta de retirada de direitos do governo federal, que já é bastante arrasadora no mandato de Michel Temer e tende a se perpetuar na gestão do presidente eleito Jair Bolsonaro, a partir de janeiro do ano que vem. Os demais coordenadores presentes também se pronunciaram. “Vamos nos fortalecer para as lutas de 2019”, reforçou Elimara Gaia. Adriana Mesquita expressou sua preocupação com a fase de desânimo da categoria para a luta, alertando que “o que está se vislumbrando, por aí, é que o serviço público vai acabar, se a gente não reagir”. Wallace Marques disse que espera contar sempre com o trabalho do diretor de base, sobretudo no ano que vem, para ajudarem a trazer a categoria para a luta. Hélio Diogo exortou a todos buscarem fortalecer a união da servidores do PJU e os convidou a ficarem bastante atentos às palestras da manhã deste sábado (24/11), para se prepararem para as batalhes que serão muito difíceis no ano que vem, com matérias em tramitação como a reforma da previdência e que tratam do fim da estabilidade. Sandro Luis Pacheco lembrou que o Sindicato não é só a coordenação, mas toda a base, e também convidou os colegas para, juntos, buscarem mudar o panorama de 2019, principalmente em relação à Reforma da Previdência. Ele também pediu aos diretores de base presentes que ajudem a levar essa mensagem aos demais colegas do interior. Artalide Lopes se apresentou como coordenadora também do Núcleo de Aposentados e Pensionistas e de Finanças, e deu as boas-vindas a todos.

IMG_4427
Membros da diretoria do SITRAEMG: coordenadores Sandro Pacheco, Hélio Diogo, Adriana Mesquita, Igor Yagelovic, Carlos Humberto, Célio Izidoro, Elimara Gaia e Wallace Marques – Fotos: Gil Carlos

Ações do Sindicato

Na sequência, o coordenador Carlos Humberto Rodrigues fez um breve relato acerca das muitas ações desenvolvidas pelo Sindicato na atual gestão, que teve início em junho do ano passado. Entre tantas atividades, ele elencou as inúmeras viagens feitas ao interior, através do Pé na Estrada e dos Encontros Regionais; a realização do XI Congresso Ordinário da entidade, em maio deste ano, em Uberlândia; a presença da entidade na XXI Plenária da Fenajufe,  em Campo Grande (MS), em novembro do ano passado, lembrando que, no próximo ano haverá o 10º congresso da entidade nacional; a atuação do Sindicato na luta contra a Reforma da Previdência, em duas frentes, ao lado da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência e da Frente Mineira Popular em Defesa da Previdência; a participação em reuniões e eventos promovidos no âmbito do Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Servidores Públicos (Fonasefe); o trabalho de corpo a corpo realizado no Congresso Nacional contra a pauta maldita do governo e a Reforma da Previdência, além dos atos públicos em Minas também com essas mesmas bandeiras, incluindo ainda a defesa da Justiça do Trabalho e da revogação da Emenda Constitucional 95 (congelamento de gastos); a realização de reuniões setoriais para tratar de questões de segmentos da categoria; a organização de eventos para debater as diversas questões como a Funpresp, câncer de mama e outras.

IMG_4434

Ele também falou sobre o trabalho desenvolvido pelo jurídico do Sindicato e pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM), além das brilhantes apresentações do Coral do SITRAEMG “Acordo e Acordes”, a Campanha de Valorização do Servidor iniciada em junho último, visando valorizar e levantar a autoestima dos servidores, e sobre as centenas de convênios que são disponibilizados aos filiados.

Palavra dos diretores de base

Por último, foi dada a palavra para diretores de base presentes. Três deles se manifestaram. A aposentada do TRT Lúcia Bernardes parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pela atual diretoria e cobrou mais participação dos diretores de base nessas reuniões do Conselho, realçando que essa é uma oportunidade para que todos possam externar suas preocupações e dificuldades enfrentadas no dia a dia de trabalho. Isaac Raymundo, servidor da Justiça Federal em Governador Valadares que também é membro do Conselho Fiscal do Sindicato, chamou a atenção de todos para a conjuntura atual, dizendo que “tempos sombrios está chegando para a sociedade e para os servidores públicos”. E fez um apelo a todos, incluindo os servidores não filiados: “O fortalecimento do nosso sindicato passa pelo diretor de base, aumento da filiação ao nosso sindicato. A luta hoje já não é nem por novas conquistas, mas pela manutenção dos nossos direitos. Esperamos fazer isso juntos”. “Os tempos sombrios já chegaram”, completou Marco Antônio, da Justiça Federal de Juiz de fora, lembrando que a terceirização já chegou com toda força no Judiciário.

IMG_4433

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags