PL que prevê cargos para o Judiciário passa na CCJ do Senado

Quatro emendas ao PL beneficiam categoria: 1) impede a absorção dos quintos; 2) prevê a legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos ojafs; 3) transforma o AQ por diploma (de ensino superior) dos técnicos em VPNI e 4) reconhece a essencialidade dos cargos das carreiras do judiciário.
Compartilhe

Quatro emendas ao PL beneficiam categoria: 1) impede a absorção dos quintos; 2) prevê a legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos ojafs; 3) transforma o AQ por diploma (de ensino superior) dos técnicos em VPNI e 4) reconhece a essencialidade dos cargos das carreiras do judiciário.

16.8.2023 – Coordenadora do Sitraemg Eliana Leocádia e coordenador da Fenajufe Paulo José da Silva na CCJ.

O Projeto de Lei 2342/2022 foi aprovado na quarta-feira, 16 de agosto, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A matéria prevê a criação de cargos efetivos e funções comissionadas para o Conselho Nacional de Justiça.

“Agora ele está pronto para ir ao plenário”, informa a coordenadora do Sitraemg, Eliana Leocádia, que acompanhou a votação em Brasília. Ela esteve acompanhada de Paulo José da Silva, coordenador da Fenajufe e ex-coordenador do Sitraemg.

Segundo relata a coordenadora, após tratativas com o relator do projeto, senador Weverton (PDT-MA), foi apreciado e aprovado o regime de urgência para a tramitação da matéria. As mesmas tratativas foram feitas com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nas gestões realizadas nos dias 9 e 10 de agosto.

A urgência, entre outras coisas, dispensa prazos e formalidades regimentais e serve para apreciar a matéria na segunda sessão deliberativa ordinária subsequente à aprovação do requerimento.

“Conforme manifestação do senador Weverton, o PL não é polêmico e deverá ser aprovado nesta semana, ou na semana que vem”, pontua a coordenadora.

16.8.2023 – Mesa-Diretora da CCJ no Senado, da esquerda para a direita: Weverton Rocha (Relator do PL 2342/2002), Davi Alcolumbre e Marcos do Val. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Emendas importantes

Além da criação de cargos e funções no CNJ, o PL contém quatro emendas importantes para o conjunto dos servidores do Poder Judiciário Federal, explica Eliana. Essas emendas foram articuladas junto aos parlamentares pelos sindicatos e pela Fenajufe.

A primeira emenda impede a absorção dos quintos. Já a segunda trata da legalidade da acumulação da VPNI e GAE dos oficiais de justiça. A terceira, voltada para os técnicos, transforma o adicional de qualificação por diploma (de ensino superior) em Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI). E a última reconhece a essencialidade dos cargos das carreiras do judiciário.

Articulação com Rodrigo Pacheco

Entre os dias 9 e 10 de agosto, coordenadores do Sitraemg fizeram gestões no Senado em defesa da aprovação de temas de interesse da categoria. Participaram Eliana Leocádia, Joana D’arc Guimarães e Enilson Fonseca.

Uma das gestões foi com o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado. Além da intervenção pelo PL 2342/2022, os representantes do sindicato pediram o apoio à antecipação da terceira parcela da recomposição salarial, para fevereiro de 2024.

Veja o vídeo

Leia mais

Em Brasília, Sitraemg atua pela antecipação da recomposição salarial

Sitraemg defende em Brasília data-base, isenção de inativos e outras pautas

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags