SITRAEMG participa do XXI Simpósio de Direito Previdenciário do IBDP sobre a previdência do servidor público federal

Compartilhe

Na semana passada, nos dias 19 e 20 de março de 2015, o SITRAEMG, representado pelo seu coordenador geral Alan da Costa Macedo, esteve presente no XXI Simpósio de Direito Previdenciário do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), em Brasília (DF). Alan, que é também coordenador jurídico do Sindicato, com o apoio dos demais diretores da pasta, diz entender que é importante que, em todo congresso relacionado ao Direito Público (Tributário, Previdenciário e Constitucional), bem como ao Processo Civil, algum coordenador jurídico da entidade deve estar presente, para que fique preparado para participar e cobrar com mais efetividade na prestação dos serviços por parte do escritório contratado  para atuar nas causas dos servidores.

alan
O coordenador geral do SITRAEMG Alan da Costa Macedo, com o ministro do STJ Dr. Arnaldo Esteves Lima e sua amiga Lana

Alan se diz satisfeito com o feedback que tem recebido sobre a boa atuação do Jurídico do Sindicato com a propositura de novas ações, acompanhamento das antigas e participação como  amicus curie  e causas de interesse dos servidores do Judiciário Federal. “Muita gente está se filiando por causa das vitórias do Jurídico e pela confiança na atuação da Direção”, constata.

A propósito do Simpósio em que esteve presente, o coordenador geral do SITRAEMG afirma que trouxe muitas novas informações sobre as questões relacionadas à: a ) Aposentadoria Especial do Servidor Público; b)  Plano de Previdência Complementar; c)  Aposentadoria por invalidez do servidor público (discussão sobre integralidade e proporcionalidade);  d) Questões relacionadas à MP 664/2014, que afetam o pessoal do RGPS, mas também aos servidores públicos etc.

No decorrer das apresentações, o coordenador do Sindicato questionou e rebateu as afirmações de um palestrante, o Dr. Jaime Mariz de Faria Junior (cargo comissionado no governo federal), que fez defesa da MP 664/2014 e dos cortes feitos pelo executivo nos direitos previdenciários do RGPS (Regime Geral de Previdência Social) e dos Regimes Próprios de Previdência. O Dr. Jaime apresentou tabelas comparando a previdência brasileira com a de países da Europa; tabelas demonstrativas de crescimento de despesas com seguridade social e prognóstico da Previdência para daqui a 50 anos.

Ao rebater as argumentações do Dr. Jaime Moriz, Alan dirigiu a seguinte pergunta ao presidente da mesa, para que fosse repassada ao palestrante: “O senhor não acha que toda projeção de despesa a justificar cortes deve vir acompanhada de projeção de receitas?;  não acha que a comparação da Previdência brasileira com a de outros países com realidades socioeconômicas tão diferentes é um tanto insustentável?;  não acha que o governo deveria reduzir gastos ‘cortando na própria carne’, diminuindo o número de ministérios, combatendo a corrupção, aplicando tributação sobre grandes fortunas, ao invés de sempre jogar a conta para o trabalhador e o aposentado? E a tabela da ANFIP, que demonstrou Superavit previdenciário, e não déficit como o governo alega?”.

O coordenador Alan da Costa Macedo fez texto atacando o mérito da MP 664/2014 e já pediu para o Juridico do Sindicato propor ação pedindo a declaração incidental de inconstitucionalidade da MP: http://imeprep.com.br/index.php/artigos-e-textos/93-analise-da-exposicao-de-motivos-emi-n-0023-2014-que-originou-a-medida-provisoria-664-2014-em-relacao-ao-beneficio-de-pensao-por-morte

Durante o evento, o coordenador geral do SITRAEMG teve a oportunidade de conversar com ministro do STJ, juízes federais e outros doutrinadores sobre questões diretamente ligadas à previdência dos servidores públicos federais. Para ele, o resultado da sua ida foi muito positivo.

A direção do Jurídico do Sindicato apoia a presença de coordenadores em congressos, simpósios e seminários jurídicos, para que a entidade esteja sempre “antenada” em novas oportunidades que possam favorecer os seus filiados e, além disso, manter ativas as relações institucionais com os órgãos promotores e organizadores.

Mais fotos do Simpósio do IBDP

alan 1
Palestra do juiz federal e doutrinador Dr. José Antônio Savaris
alan 2
Palestra do Dr. Jaime Moriz
alan 3
Palestra do Dr. Fábio Zambitte
Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags