Dando continuidade ao roteiro do Pé na Estrada na região do Circuito das Águas e Sul de Minas, nesta quarta-feira, 21 de outubro, o coordenador geral do SITRAEMG Alexandre Magnus passou pelas cidades de Aiuruoca, Baependi, Andrelândia e Lima Duarte, observando as condições de trabalho em cada região e ouvindo os servidores, a maioria deles jamais assistidos pelo sindicato há anos.
Aiuruoca
“Aiuruoca jamais fora visitada pelo SITRAEMG, e nesta visita percebemos que o imóvel não é adequado, não tem a acessibilidade e condições de trabalho que uma sede do serviço público deveria ter. Desde degraus muito altos e banheiro não adequados para cadeirantes, como um corredor apertado sem espaço amplo para o eleitor, o imóvel, que mede entre 80 e 90m², deveria, no mínimo desejável, ter 150m². Isso para comportar uma das zonas mais antigas de Minas Gerais, a 6ª Zona Eleitoral, que tem como chefe de cartório, o servidor João Paulo. Entramos com requerimento para que o TRE providencie um imóvel mais adequado para esta Zona Eleitoral e, frente a essa presença e ação imediata do Sindicato, os servidores locais nos parabenizaram”, relata o coordenador sindical.
Baependi
Na Zona Eleitoral desta cidade, também é carente de assistência do Sindicato há anos. Segundo o chefe de cartório, Orlando, desde 1996, o SITRAEMG não comparecera em Baependi. A principal reivindicação local é acerca da carência de funcionários, e sobrecarga de trabalho. Portanto, segundo o próprio chefe de cartório, que ajudou a criar e estruturá-lo, reivindica mais um técnico naquela Zona Eleitoral.
Andrelândia
A servidora Gilda, que é chefe de cartório há 20 anos, disse que recebeu o Sindicato pela primeira vez. Outra cidade com carência de funcionários, apesar de bem estabelecidos, os servidores de Andrelândia solicitaram que o SITRAEMG interviesse na finalidade de nomear outro analista naquele cartório. O jurídico do Sindicato já está tomando providência sobre isso.
Lima Duarte
Em todas as visitas foi colocada a questão da ação dos 13,23%, o que gerou muito interesse aos poucos servidores ainda não filiados. Em Lima Duarte, José William acabou se filiando à entidade, por isso, e também pelos inúmeros benefícios adquiridos com a filiação.