Depois de João Monlevade, Nova Era, Coronel Fabriciano e Ipatinga, cidades por que já passaram nesta semana, os coordenadores do SITRAEMG Alexandre Magnus e Sandro Luis Pacheco chegaram a Governador Valadares, onde visitaram, nessa quinta-feira, 26, os colegas dos locais de trabalho da Justiça Federal, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho.
No TRT, os coordenadores sindicais reuniram com os servidores do foro e das três Varas do Trabalho. A reunião foi organizada pela servidora Natália, que ao final preencheu a ficha de filiação à entidade. Eles pediram a continuidade do projeto de interiorização do SITRAEMG.
Os visitantes prestaram informes sobre o jurídico do Sindicato e sobre o oferecimento aos filiados não só dessa assessoria, mas também dos inúmeros convênios, com destaque para os planos de saúde da UNIMED. “Tivemos muitas intervenções e um diálogo aberto sobre a jornada de 6 horas, concursos, funções comissionadas e os 13,23%”, resume Alexandre Magnus.
A servidora e filiada Lília, bastante participativa na reunião, sugeriu que o SITRAEMG leve à Administração do TRT a proposta de definição de atribuições ou exigência mínima para o exercício das funções comissionadas, para que se quebre grande parte da subjetividade na indicação da FC, sugestão que os visitantes acharam bastante interessante.
Foi solicitado aos sindicalizados, ainda, que o Sindicato apure se é legal servidores não efetivos integrarem de comissões de sindicância.
A visita na Justiça Federal se deu de forma individual, nas Varas Federais e no foro.
Os coordenadores sindicais destacaram o avanço que houve no pagamento do reenquadramento, já que, depois de muitos pedidos do SITRAEMG, em Minas, e juntamente com a Fenajufe nos contatos com o TRF-1 e Conselho da Justiça Federal, foi quitado esse passivo pelo menos para quem tem direito a receber até R$ 5 mil. E o SITRAEMG, federação e demais sindicatos da base nos outros estados estão fazendo toda pressão junto aos órgãos para que seja quitado todo o restante devido. Além disso, informaram que o Sindicato está reforçando ainda mais sua assessoria jurídica, para garantir mais os direitos dos filiados quando se torna impossível fazê-lo pelas vias administrativa e política, e conversaram ainda sobre a luta pela revisão salarial e acerca da possibilidade de uma greve de todos os servidores públicos federais neste semestre.
Os sindicalistas também estiveram nos cartórios das Zonas Eleitorais 118, 119 e 318 e conversaram com todos os servidores, dando-lhes os esclarecimentos sobre os PLs 7920/14 e 7027/13. Eles reivindicam um painel eletrônico para distribuição de senhas para atendimento ao público, tendo em vista o grande número de eleitores que comparecem ao local diariamente.
Fotos da viagem a Governador Valadares