Na próxima segunda-feira (18), às 19 horas, será realizado o primeiro twittaço da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, em 2021, contra a Reforma Administrativa. Como ocorreu em várias ocasiões em 2020, servidores públicos de todo o país estão sendo novamente convocados para utilizarem suas contas no twitter, no horário indicado, e dispararem a hashtag que, a exemplo do ano passado, será divulgada uma hora antes pela Frente e entidades parceiras, entre as quais o Sitraemg e a Fenajufe.
Para que a iniciativa tenha êxito, veja algumas dicas a serem seguidas, por sugestão da Fenajufe:
- Use somente a hashtag divulgada;
- Escreva frases diferentes antes ou depois da TAG para twittar;
- Retweet, curtidas e comentários também são válidos;
- Convide o máximo de pessoas que puder. Publique em suas redes sociais;
- Espere 3 minutos entre um tweet e outro;
- Não publique o mesmo texto com a TAG várias vezes.
A Reforma Administrativa
A proposta de Reforma Administrativa foi apresentada pelo governo ao Congresso Nacional no dia 3 de setembro do ano passado, e tramita na Câmara dos Deputados como PEC 32/2020. Entre outros prejuízos para os servidores, essa Proposição de Emenda à Constituição prevê a criação de vínculos sem a regra geral do concurso público, o fim da estabilidade para novos servidores e a retirada de vários direitos existentes.
Segundo o Poder Executivo, essa corresponde apenas à primeira das três fases pelas quais passará a reforma. As demais se darão através da votação de projetos de leis ordinárias e complementares.
Paralelamente, tramitam, no Senado, as PECs 186 e 188/2020, que integram o chamado Plano Mais Brasil e fazem parte do plano mirabolante do governo de desmontar o serviços públicos e acabar com os direitos dos servidores, deixando o caminho livre dos serviços hoje prestados gratuitamente à população para exploração da iniciativa privada.
A nova direção do Sitraemg está firmemente engajada e articulada na luta nacional do funcionalismo contra todas essas propostas, e espera contar com o apoio de toda a categoria dos servidores do PJU.