Os aposentados Daniel de Oliveira (também coordenador executivo do SITRAEMG e do Núcleo de Aposentados e Pensionistas do Sindicato) e Marlene Francisca da Silva participarão na manhã de quarta-feira, dia 14, de uma mobilização em Brasília em prol da PEC 555/2006 e do PL 4.434/2008, representando todos os aposentados mineiros. Os aposentados Artalide Lopes Cunha, Maria Eunice Camila Diniz e Cláudio Antônio Coleho foram para a capital federal na manhã do dia seguinte para juntarem-se aos colegas e a outras dezenas de pessoas em uma vigília na Câmara pelos projetos.
O Instituto Mosap e a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas – Cobap, que juntas coordenam o UNA-SE, informam que, neste dia, os representantes de todas as entidades que integram o movimento estarão no Salão Verde da Câmara dos Deputados a partir das 9 horas, em mobilização pela colocação da Proposta de Emenda à Constituição – PEC 555/2006 e do Projeto de Lei – PL 4.434/2008 na pauta do plenário. Esta é a expectativa das entidades diante do compromisso assumido pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) no dia 19 de setembro, durante mobilização em Natal (RN).
Na parte da tarde os servidores públicos e os aposentados do Regime Geral de Previdência novamente se reunirão no Salão Verde para acompanhar a reunião do Colégio de Líderes, na qual Henrique Alves deverá colocar a proposta de votação das duas matérias. Logo depois, eles deverão se dirigir para as galerias do plenário, a fim de acompanhar as votações do dia, com a esperança de que a PEC e o PL sejam apreciados pelos deputados federais.
A PEC 555 propõe a extinção gradativa do pagamento da contribuição previdenciária de servidores públicos aposentados e pensionistas. O PL 4.434 busca restabelecer valores dos benefícios dos aposentados do Regime Geral.
FONTE: Sinjufego com informações do Sinait