Acompanhe o Sitraemg nas redes sociais

Mobilize-se pelo avanço, no Congresso, da proposta do auxílio-nutrição para servidores aposentados

Iniciativa é analisada como sugestão legislativa no Senado, mas pode tramitar como projeto de lei se houver pressão e convencimento dos parlamentares
Compartilhe

O Sitraemg conclama todos(as) os(as) servidores(as) do Judiciário Federal, ativos e aposentados, a se mobilizarem pelo avanço da Sugestão Legislativa nº 11/2025, que tramita na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal. O texto estabelece a manutenção do auxílio-alimentação para os servidores aposentados e pensionistas, ou, na prática, a conversão do auxílio-alimentação em auxílio-nutrição no ato da aposentadoria.

Há uma consulta pública sobre a proposição disponível no site do Senado. Para apoiar a iniciativa, basta acessar a consulta e responder “Sim”.

Até a tarde de terça-feira, 2 de dezembro, 9.275 pessoas já haviam se manifestado, com 8.329 marcando “sim” e 956 “não”.

Origem da sugestão

O texto foi proposto por um cidadão chamado Carlos Gilberto Bezerra Lima, pernambucano de Serra Talhada (PE) que mora atualmente em Muzambinho (MG) e é lotado como técnico administrativo em educação do Instituto Federal do Sul de Minas (Ifsuldiminas), com base em relatos de outros servidores públicos. A CDH do Senado acolheu depois de ter alcançado o apoiamento de mais de 20 mil assinaturas (23.760), junto a pessoas físicas e instituições da sociedade civil – entre as quais o Sitraemg – em todo o País.

O relator da sugestão administrativa na CDH é o senador Cid Gomes (PSB-CE). Caso o relatório do parlamentar venha a ser favorável e aprovado pela CDH, a Sugestão Legislativa passará a tramitar como Projeto de Lei (PL), podendo ser apreciado posteriormente em comissões temáticas e pelo Plenário do Senado.

Atuação do Sitraemg pelo auxílio-nutrição

O Sitraemg se mobiliza pela conversão do auxílio-alimentação em auxílio-nutrição desde o ano passado. Juntamente com a Assejus, oficiou a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na época presididos pelo ex-ministro Luiz Roberto Barroso, pleiteando a criação do benefício para os aposentados e pensionistas do Judiciário Federal. Também se articulou junto a deputados e senadores pela instituição do benefício em lei.

Para o sindicato, a criação do auxílio-nutrição é um reconhecimento de que os aposentados enfrentam dificuldades financeiras significativas após a aposentadoria, especialmente no que se refere ao custeio de alimentação, medicamentos e itens essenciais. Lembra que o benefício já é concedido por diversos municípios e poderia ser replicado no âmbito do STF, proporcionando mais dignidade a esses servidores.

Leia mais:

07/11/25Sitremg comprova orçamento com espaço para antecipação do reajuste linear e implementação da sobreposição para os Técnicos Judiciários já em janeiro 2026

24/10/25Mobilização em Brasília conquista garantia de que haverá apensamento das PECs 6/2024 à PEC 555/2006

27/08/25Criação de cargos para a Justiça Federal deve tramitar no legislativo no início de 2026, informa secretário-geral do CJF

12/06/25Auxílio nutrição já! Uma questão de reparação

01/04/25Filiados aposentados do PJU participam de debates e se divertem em encontro estadual do segmento

21/11/24Sitraemg e Assejus encaminham requerimentos ao CNJ e ao STF

25/10/24 – Sitraemg participa do Encontro Nacional do Coletivo Jurídico da Fenajufe

Assessoria de Comunicação
Sitraemg

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags