Mobilize-se pela redução das taxas de juros no sistema financeiro

Compartilhe

Você pode se mobilizar duplamente pela aprovação do PLP 104/2022, que tramita na Câmara dos Deputados. O projeto impõe um limite legal das taxas de juros em contratos e operações financeiras.

Umas das opções é sugerida pela Auditoria Cidadã da Dívida. Acessando o link abaixo, você encontra a orientação da ACD para, com um clique, enviar mensagem automática a todos os deputados integrantes da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), defendendo a aprovação da matéria. Veja o link:

https://auditoriacidada.org.br/pressione-a-cft-pelo-limite-dos-juros/

A outra opção é responder à enquete disponibilizada no site da própria Câmara dos Deputados. A Câmara quer saber dos(as) cidadãos e cidadãs brasileiros(as): “Qual sua opinião sobre o PLP 104/2022?” Aí é só clicar na opção “Concordo Totalmente”. Veja o link:

https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2333328

Uma iniciativa cidadã

O PLP 104/2022 é uma iniciativa da Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara, a partir de proposta elaborada conjuntamente pela Auditoria Cidadã e diversas outras entidades, entre as quais o Sitraemg. Tramita atualmente na CFT.

O texto veda, em quaisquer contratos ou operações financeiras, taxas de juros superiores ao dobro da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), respeitado o limite máximo de 12% ao ano.

Veda, ainda, a cobrança de juros sobre juros. Além disso, fixa os juros de mora, aqueles cobrados nos eventuais atrasos de pagamento, em 1% ao mês, e caracteriza como delito de usura a simulação ou prática tendente a ocultar a verdadeira taxa do juro ou a fraudar os dispositivos da futura lei.

Mobilize-se contra o abuso do sistema financeiro, contribuindo, automaticamente, para a geração de emprego e renda, e para a redução da desigualdade social.

Assessoria de Comunicação
SITRAEMG

Compartilhe

Veja também

Pessoas que acessaram este conteúdo também estão vendo

Busca

Notícias por Data

Por Data

Notícias por Categorias

Categorias

Postagens recentes

Nuvem de Tags